Quer saber com riqueza de detalhes o que é capsulotomia YAG laser? Trata-se de uma técnica cirúrgica que é utilizada para tratar a opacificação da cápsula posterior do cristalino.
Se você vai passar por esse procedimento ou quer conhecer mais detalhes a respeito dele, continue lendo que iremos esclarecer algumas dúvidas!
Quando a técnica YAG Laser é indicada?
A cirurgia de catarata permite a “aspiração” da catarata, no entanto, é comum que alguns meses ou até mesmo após os alguns anos da cirurgia a cápsula da lente se torne opaca.
Esse processo ocorre em até 30% dos casos de cirurgia de catarata, requerendo o procedimento de YAG laser para que a opacificação possa ser corrigida e o paciente voltar a enxergar com qualidade.
Tendo em vista que em alguns pacientes, a opacidade pode ser muito densa e causar a diminuição considerável da visão.
Em alguns casos, a perda de visão é tão elevada quanto aquela que existia antes da cirurgia de correção da catarata.
O YAG laser é indicado nesses casos para tratar a opacificação da cápsula posterior do cristalino. Uma vez que o laser permite abrir a cápsula posterior e restituir a visão normal do paciente.
É uma nova cirurgia?
Sim, o procedimento de YAG laser é uma nova cirurgia, bastante simples que irá ser executada sob anestesia local, usando colírios para anestesiar o olho.
O procedimento é indolor tanto na realização da cirurgia quanto no pós operatório que é bastante simples.
Por ser um procedimento ambulatorial, o paciente deve retornar após a capsulotomia imediatamente para casa. Caso o paciente sinta qualquer tipo de dor, ele deve contactar o médico de imediato, porque não é o habitual do procedimento.
Após a cirurgia, é preciso utilizar colírios anti-inflamatórios que são receitados pelo médico. As atividades rotineiras poderão ser retomadas após o procedimento. Somente sendo preocupante e necessário manter contato imediato com o médico em caso de dor nos olhos.
Capsulotomia: riscos e complicações
Como em todo procedimento cirúrgico, a capsulotomia também possui riscos e complicações que devem ser considerados, mesmo se tratando de um procedimento bastante seguro.
Sendo a complicação mais comum a alteração da pressão intra-ocular. Que em geral, acontece nas primeiras horas após a cirurgia. No entanto, o tratamento para essa alteração é simples, usando colírios para redução da pressão. Em casos mais raros podem ocorrer:
- Descolamento da retina;
- Edema da córnea;
- Danos ou deslocamento da lente da cirurgia de catarata;
- Edema macular.
No entanto, todas essas complicações são muito raras e passíveis de tratamento e acompanhamento. Sendo imprescindível que o paciente realizar o método YAG laser para deixar de sofrer com a opacidade do cristalino.
Se você recebeu a indicação de passar por esse procedimento e tem dúvidas ou quer uma segunda opinião, conte com os especialistas da Retina Clinic.
Que estão disponíveis para esclarecer suas dúvidas e garantir que o procedimento seja feito quando houver necessidade. Sempre com a máxima segurança e eficácia para que você possa gozar do melhor de sua visão e bem-estar.