Vitrectomia

A vitrectomia é uma cirurgia incomum e que pode gerar dúvidas e incertezas no paciente. No entanto, trata-se de um processo seguro e necessário para a saúde quando ele é indicado por seu oftalmologista.

Se você quer entender mais sobre essa cirurgia antes de passar por ela, chegou ao lugar certo. Iremos esclarecer suas dúvidas sobre a vitrectomia a seguir, portanto, continue lendo.

O Que é Vitrectomia?

O olho tem uma parte chamada vítreo, que é basicamente um fluído gelatinoso. O vítreo preenche a maior parte do interior do globo ocular, sendo um líquido transparente que permite manter a forma do olho.

Durante a vitrectomia que é um procedimento cirúrgico, o médico retira uma parte ou a totalidade do humor vítreo do olho.

Esse procedimento é indicado em casos de diferentes doenças, visando a recuperação do paciente. Atualmente, o procedimento é rápido, seguro e indolor.

Podendo ser uma cirurgia realizada com anestesia local ou geral a depender da situação. Mas em geral, a anestesia é meramente local para que o procedimento possa ser feito com segurança e o paciente voltar para casa pouco tempo após a realização da cirurgia.

Em alguns casos, o paciente é internado para observação visando que isso facilite a recuperação pós procedimento. Tendo em vista que é preciso aplicar colírios e o paciente em alguns casos não é responsável ou tem um acompanhante que possa oferecer o cuidado pós cirúrgico.

No entanto, é mais comum que a vitrectomia seja feita no ambulatório e o paciente rapidamente liberado para casa. Onde irá continuar os cuidados com o uso da medicação prescrita pelo oftalmologista em forma de colírios que precisam ser pingados nos olhos.

Quando a Vitrectomia é Indicada?

A vitrectomia é uma cirurgia indicada em diferentes situações, entre elas:

  • Tratamento de doenças da retina, como descolamento, pucker macular, buraco macular e outras alterações;
  • Corpos flutuantes, que são resultantes do descolamento do vítreo;
  • Quando existe sangue no vítreo;
  • Em casos de complicações de cirurgia de catarata;
  • Quando existe um corpo estranho na cavidade vítrea;

A vitrectomia pode ter muitas indicações. Dependendo da análise feita pelo oftalmologista que acompanha a sua saúde visual.

O especialista sempre irá indiciar o procedimento mais adequado para a sua saúde visual, de modo que possa recuperar ao máximo a qualidade da visão.

Tipos de Vitrectomia

Além de vários motivos para indicar a vitrectomia, existem também diferentes tipos de vitrectomia, confira!

Vitrectomia Posterior

A vitrectomia posterior é realizada na maior parte das vezes com anestesia local. Essa cirurgia pode ser feita com o uso de laser.

Geralmente, essa cirurgia é realizada com laser em situações de rasgaduras ou alterações vasculares na retina. Esse método impede o redeslocamento e hemorragias secundárias.

Vitrectomia Anterior

Esse é o tipo de vitrectomia que é realizado através da córnea. Essa é a modalidade da cirurgia que costuma ser utilizada em casos de complicações decorrentes da cirurgia de catarata.

Nesse caso, há ruptura da cápsula posterior, removendo pequenas porções do vítreo para o tratamento.

Vitrectomia: Quais os Riscos e Complicações Possíveis?

Como em todo processo cirúrgico, a vitrectomia possui riscos. A vitrectomia pode ocasionar infecções como em qualquer cirurgia dos olhos.

No entanto, há uma outra complicação possível, que é o descolamento da retina. Outra possível complicação da vitrectomia é o aumento da pressão intraocular, ocasionando o glaucoma.

Catarata: Uma Complicação Possível

A catarata é uma das complicações possíveis quando se passa por uma vitrectomia. O desenvolvimento da catarata pode ocorrer nos primeiros anos após a cirurgia de vitrectomia.

Esse processo é estudado por muitos autores especialistas em oftalmologia, eles alegam que a catarata pode ser desenvolvida por causa de instrumentos que tocam o cristalino durante a cirurgia de vitrectomia.

Sob o ponto de vista de alguns outros autores, o motivo para o surgimento da catarata seria a diferença da temperatura dos fluidos em comparação com a temperatura das estruturas oculares.

O que levaria o paciente a desenvolver a catarata após a vitrectomia. Apesar se não se ter certeza sobre a relação entre catarata e vitrectomia, esse é um risco do qual o paciente precisa estar ciente antes de fazer a cirurgia.

Como é a Cirurgia de Vitrectomia?

Em geral, os equipamentos utilizados são muito pequenos. Portanto, o fato de estar consciente e visualizando a cirurgia não é algo que irá amedrontar.

Por isso que essa cirurgia costuma ser realizada com o paciente utilizando somente uma anestesia local. No entanto, caso o paciente relate ao médico que de fato tem pavor e não conseguirá estar acordado durante a cirurgia, pode ser indicada a sedação total.

Os equipamentos usados na cirurgia são pensados justamente para não causarem danos ao globo ocular. Contribuindo para a recuperação da visão do paciente.

Vitrectomia: Como é o Pós-Operatório?

A cirurgia é simples, por isso, é comum que o paciente faça a vitrectomia sem sequer precisar ficar internado.

Após o procedimento é comum que o olho fique vermelho, mais sensível e seja preciso usar colírios.

Em média, o paciente precisará usar colírio por cerca de 2 semanas, visando que o uso de anti-inflamatório e antibiótico possam contribuir para que a recuperação ocorra.

A recuperação da visão depende diretamente de como o olho estava antes da cirurgia. Quando o olho é saudável e existe apenas o hemovítreo, o retorno visual é o melhor possível.

Caso o deslocamento da retina seja recidivante, a visão final pode ser comprometida. No entanto, mesmo não havendo recuperação total da visão a cirurgia é necessária.

Se você precisa de um diagnóstico sobre sua saúde visual, consulte um dos especialistas da Retina Clinic.

Um oftalmologista especializado e capacitado é a melhor pessoa para esclarecer possíveis dúvidas sobre a vitrectomia e identificar se essa é de fato a melhor maneira de tratar sua saúde visual.

Identificando se a cirurgia é a mais indicada para a sua saúde e se ela será capaz de oferecer a recuperação da visão desejada.

Agende sua consulta