Uveíte

Dores e vermelhidão nos olhos são sintomas que podem indicar uveíte. Uma inflamação que deve ser diagnosticada e tratada por um oftalmologista para evitar que se agrave.

Como toda inflamação, é preciso utilizar medicamentos específicos para o tratamento de uveíte. Se você suspeita dessa alteração, procurar ajuda emergencial é o mais indicado.

Continue lendo para entender mais sobre uveíte e porque é tão importante ter acompanhamento do oftalmologista para reverter o quadro.

O Que é Uveíte?

A uveíte é uma doença inflamatória que tem como principal sintoma a vermelhidão do olho, seguido de fotofobia, dores e visão embaçada.

O nome uveíte se dá pelo fato de que a doença pode comprometer a úvea que é uma parte do olho. Assim como essa inflamação pode comprometer uma das partes da úvea como íris, corpo ciliar e coroide.

A uveíte pode chegar a afetar o nervo óptico e a retina. Sendo um distúrbio que pode afetar um ou os dois olhos.

O Que Causa Uveíte?

Essa inflamação pode ocorrer por diferentes causas, como:

  • Infecção do olho por vírus, bactérias ou fungos;
  • Em casos de pacientes com doenças sistêmicas como herpes, tuberculose, sífilis, artrite reumatoide;
  • Em casos de traumas oculares;
  • Em pacientes que apresenta leucemias e linfomas.

No entanto, também existem casos de uveíte que não são relacionadas a nenhuma dessas causas. Nesses casos, não existe um motivo identificado para a inflamação no olho ou nos olhos.

Uveíte Não é Conjuntivite

Sempre que existe um relato de dor ou incomodo persistente nos olhos, o paciente deve procurar ajuda de um oftalmologista.

Muitas vezes a uveíte é confundida pelo paciente com a conjuntivite. Justamente porque ambas as doenças causam vermelhidão nos olhos.

Entretanto, a uveíte precisa ser diagnosticada e tratada com mais velocidade. Uma vez que a inflamação pode aumentar causando riscos ao nervo óptico. Portanto, se existe suspeita de conjuntivite por parte do paciente, mesmo assim é preciso ir ao médico checar.

A uveíte quando não é adequadamente tratada pode comprometer a visão do paciente de forma definitiva.

Uveíte Infantil

Infelizmente a uveíte é um problema de saúde ocular que pode se manifestar em qualquer idade. Geralmente na infância a inflamação se manifesta após traumas na região dos olhos.

O ideal é que os responsáveis fiquem de olho nas crianças que sofreram tombos ou qualquer tipo de trauma na região ocular.

Observar o comportamento e relatos de dores após algumas horas do acidente é fundamental para socorrer a criança em casos de qualquer tipo de alteração.

Muito embora os tombos e quedas sejam normais na infância, é preciso um acompanhamento próximo sempre que esses acidentes acontecem para que não exista qualquer tipo de sequela.

Complicações da Uveíte

Quando o paciente ignora um quadro de uveíte por ter confundido com conjuntivite e acaba deixando o tratamento para depois, ele se expõe ao risco das complicações. A uveíte é dividida em:

  • Uveíte anterior;
  • Uveíte posterior;
  • Uveíte intermediária;
  • Uveíte difusa;

São quatro divisões que definem a região do olho em que o problema está se instalando e quais as complicações que podem ser causadas por essa inflamação.

No geral, é possível que a uveíte cause catarata, glaucoma e perda progressiva da visão até a cegueira do paciente.

A progressão da doença depende diretamente de onde essa inflamação está instalada e qual a sua causa.

Por isso mesmo, o mais recomendado é que qualquer paciente que apresente dor e vermelhidão nos olhos procure imediatamente o atendimento médico.

Visando que o quadro possa ser diagnosticado e ocorra o diagnóstico com base nos conhecimentos médicos. Uma vez que a conjuntivite causa sintomas parecidos, mas não apresenta as mesmas complicações.

Embora nenhuma das duas situações deva ser considerada de baixo risco, a uveíte requer um tratamento mais imediato e especializado para que nenhuma complicação acarrete perda de visão para o paciente.

O Que é Uveíte Crônica?

A uveíte pode ser aguda, quando os sintomas aparecem, são devidamente tratados e duram apenas algumas semanas desaparecendo em seguida.

No entanto, há casos mais raros em que esses sintomas são classificados como crônicos. Quando a uveíte é tratada, mas os sintomas prolongam-se por meses ou até mesmo anos.

Sem que os sintomas desapareçam por completo como é esperado com a realização do tratamento.

Esses casos requerem ainda maior cuidado do paciente que deverá aderir ao tratamento indicado pelo oftalmologista.

Como uma forma de prevenir a perda de visão ocasionada pelas complicações da uveíte. Portanto, o ideal é que o paciente siga as prescrições médicas visando a manutenção da própria visão.

E se mantenha sempre frequentando todas as consultas, para realização de exames e obtenção novas prescrições de acordo com o avanço do quadro.

Uveíte tem Tratamento?

A boa notícia é que a uveíte tem tratamento e que depende diretamente do diagnóstico do tipo de uveíte para que o tratamento mais adequado seja iniciado.

Por existirem cerca de 4 áreas do olho em que a uveíte pode ocorrer. O ideal é que o paciente seja diagnosticado por um oftalmologista que é o especialista mais capacitado para prescrever o correto tratamento.

O tratamento pode ser feito com o uso de colírio anti-inflamatório, consumo de corticoides e ou antibióticos.

De modo que o tratamento seja completo e a uveíte seja revertida em sua etapa inicial. Evitando que qualquer tipo de complicação possa ocorrer.

O tratamento da uveíte é mais eficaz nas fases iniciais da doença. Podendo em alguns casos necessitar de medicação aplicada na veia do paciente.

E isso gera a internação hospitalar para que a inflamação possa ser controlada com o uso de medicamentos prescritos pelo médico que diagnosticou o problema.

Os casos de uveíte que levam o paciente a internação são mais raros. Geralmente acontece quando o paciente já possui a saúde mais debilitada por outras doenças e requer um acompanhamento mais próximo na unidade de saúde.

Em alguns casos, a uveíte somente poderá ser trata por procedimento cirúrgico, de forma que o paciente possa ter os sintomas eliminados e a inflamação contida para evitar agravamento da condição de saúde visual.

Se você possui alguma dúvida de que pode estar sofrendo com sintomas de uveíte, conte com os especialistas da Retina Clinic para o diagnóstico.

Agende sua consulta