Também conhecido como ecografia ocular, o exame de ultrassonografia é ideal para analisar detalhadamente algumas partes dos olhos.
Com os detalhes oferecidos pelo exame é possível ter um diagnostico mais preciso de muitas doenças. Mas apesar disso, o exame não é tão comum.
Ocasionando até mesmo receio em pacientes que sentem medo de realizar o procedimento por ser uma área sensível do corpo.
Se você tem que fazer esse exame ou tem curiosidade sobre como seria uma ultrassonografia ocular, continue lendo para conferir.
Como é feita a ultrassonografia ocular?
Assim como as demais ultrassonografias, esse não é um exame invasivo. Quando é preciso analisar a parte posterior dos olhos o paciente fica de olhos fechados durante o exame.
É passado um gel sobre as pálpebras fechadas e o aparelho desliza sobre a região. O exame é tranquilo e não causa qualquer incômodo posterior.
Já nos casos em que é preciso examinar a parte anterior dos olhos, é preciso que o paciente esteja de olhos abertos.
Nesse caso o paciente recebe um colírio anestésico e é colocada uma cuba entre as pálpebras para que elas fiquem abertas durante o exame.
Os olhos recebem soro para manter a lubrificação e para que o exame possa ser feito sem causar incômodo. De modo que o aparelho fique em contato somente com o soro.
É indolor
A principal vantagem desse exame é que ele é totalmente indolor. Portanto, não há qualquer preocupação com relação ao fato de sentir dor durante o procedimento.
Com grande capacidade de detectar alterações da sua saúde visual, o exame é um aliado de precisão para a sua visão.
Contribuindo para que você possa detectar qualquer alteração de forma precoce e com um processo indolor.
Por ser um processo simples e que na maioria dos casos é feito de olhos fechados, o paciente não terá qualquer dificuldade posterior ao exame.
Para as mulheres, é indicado ir fazer o exame sem ter usado qualquer tipo de maquiagem na região dos olhos. Tendo em vista que haverá a necessidade de aplicar produtos na região para executar o exame.
Quando a ultrassonografia ocular é indicada?
Em geral esse exame é indicado para verificar se existem lesões após procedimentos cirúrgicos. Além disso, também é frequentemente usado para avaliar a condição dos olhos de bebês.
O exame permite a identificação de inflamações intraoculares, doenças da córnea e até mesmo hemorragias.
Sendo uma excelente ferramenta de identificação precoce de alterações para que o paciente possa ser rapidamente tratado. Evitando assim que ocorra o agravamento de qualquer doença por causa de um diagnóstico demorado.
Portanto, se você recebeu a indicação médica de realizar esse exame, não deixe para depois. A ultrassonografia ocular é simples e eficaz.
Sendo um método indolor para o diagnóstico preciso de muitas doenças. E se você tem dúvida sobre o exame, consulte um de nossos especialistas na Retina Clinic.
Certamente os profissionais poderão te auxiliar por serem qualificados. Contribuindo para que suas dúvidas sejam esclarecidas e seu resultado de exame seja obtido para iniciar seu tratamento.