A topografia de córnea é um exame usado pelo oftalmologista para analisar o relevo e a curvatura da córnea.
O exame é bastante completo por analisar toda a superfície da corne, desde o centro até a periferia da mesma. O que permite criar um mapeamento de toda essa superfície, visualizando possíveis irregularidades.
O que é topografia de córnea?
Também conhecido como ceratografia computadorizada, o exame é feito com um computador que realiza as medições de posição e altura de toda a superfície da córnea.
Sendo o próprio equipamento capaz de realizar a análise necessária sobre os dados recolhidos ao longo do exame.
A partir dos dados obtidos o médico será capaz de identificar irregularidades e iniciar o tratamento de acordo com o fechamento de diagnóstico após a realização do exame.
Como o exame de topografia é feito?
O exame tem duração aproximada de 5 minutos e é totalmente indolor. Não é sequer necessário que o paciente faça qualquer tipo de preparação para a realização do exame.
O único cuidado que deve ser tomado é que o paciente que usa lentes de contato deve passar os 5 dias anteriores ao exame usando óculos.
Durante o exame é preciso fixar o olhar no ponto determinado e o equipamento irá começar a realizar as medidas a serem processadas pelo computador.
O exame sequer necessita de dilatação da pupila, por isso, o paciente pode ir desacompanhado realizar o procedimento.
Com relação ao resultado do exame, ele é feito de imediato, tendo em vista que o laudo é computadorizado. Em geral o processo é realizado nos dois olhos.
Quando o exame é indicado?
A topografia de córnea é fundamental para pacientes que vão passar por cirurgia refrativa como LASIK e PRK.
Porque a partir do resultado do exame o especialista irá modelar a córnea para eliminar o problema refrativo.
Além disso, pacientes que apresentam ceratocone costumeiramente realizam o exame para avaliação da progressão da doença. Assim como pacientes que tenham outros tipos de distrofias da córnea.
Sendo o exame decisivo para que se possa fechar o diagnóstico de ceratocone e de outros problemas na córnea que podem passar despercebidos em exames menos complexos.
Nos casos de cirurgia de catarata e transplante de córnea também é comum que o exame seja solicitado como forma de avaliação.
Auxilia em diagnósticos
Além de ser indolor e rápido, o exame é benéfico para fechar diagnósticos mais precisos e iniciar o tratamento de maneira mais rápida.
O ceratocone por exemplo é uma alteração que por muitas vezes passa despercebida em exames mais simples. Fazendo com que o paciente troque de óculos com frequência e sempre reclame de falta de acuidade visual.
Ao realizar o exame de topografia de córnea esse paciente poderá ter o diagnóstico confirmado ou descartado. Contribuindo para que sua saúde visual seja melhor acompanhada.
Por isso, seja qual for o exame pedido por seu oftalmologista você deve tirar suas dúvidas e realizar o exame. E se quer uma opinião profissional, conte com os especialistas da Retina Clinic.