Tomografia de Retina

Também conhecido como OCT ou tomografia de coerência óptica, esse é um exame muito moderno e que pode ser solicitado para a avaliação do seu oftalmologista sobre a sua saúde visual.

A tomografia de retina ajuda a identificar precocemente algumas condições oculares. Por isso, é um exame indicado em vários casos.

Se você tem curiosidade sobre esse tipo de exame, como ele é feito e porque foi indicado, continue lendo!

Iremos explicar para que serve e o que é a tomografia de retina, além de outros detalhes sobre o exame. De modo que você não tenha qualquer medo e possa fazer sua tomografia de retina caso ela tenha sido solicitada por seu oftalmologista de confiança.

O Que é o Exame de Tomografia de Retina?

O exame de tomografia da retina é um exame de imagem que possibilita a detecção de diferentes alterações na retina.

O exame permite a observação de diferentes camadas do tecido ocular. Assim, é possível visualizar a retina, o vítreo, a coroide e o nervo óptico.

Sendo um exame não invasivo, rápido e indolor, a tomografia da retina revolucionou a forma de diagnosticar alterações.

Tendo em vista que a mínima suspeita de qualquer alteração pode ser confirmada precocemente com esse exame.

Que além de ser indolor é rápido de fazer e não submete o paciente a qualquer tipo de reação adversa. O que pode ocorrer é a visão turva, ocasionada pela questão da dilatação da pupila.

Como é Feito o Exame de Tomografia da Retina?

Se o seu receio é com relação ao processo de realização do exame, saiba que é muito simples. Pacientes que usam lente de contato necessitam retirar para a realização do exame.

Por isso, uma das indicações é que se for possível, o paciente vá de óculos para facilitar o processo.

Em alguns casos é preciso fazer a dilatação da pupila com o uso de colírio. O paciente é colocado de frente ao aparelho, onde o exame será feito.

Não há contato direto do olho com o aparelho. Que por sua vez emite um feixe de luz que não causa qualquer desconforto e capta as imagens das estruturas oculares.

O exame dura aproximadamente 15 minutos. E o ideal é que o paciente fique bem imóvel para que a captação das imagens seja excelente.

Por isso, se existe um desconforto na posição, é preciso avisar para o profissional que está realizando o exame. Tendo em vista que ficar 15 minutos imóvel em posição desconfortável tende a ser difícil.

A realização do exame é simples e não existe qualquer risco. Tendo em vista que o exame emite uma luz e não é uma radiação.

Cuidados Após o Exame de Tomografia da Retina

Por ser um exame que requer a dilatação da pupila, é indicado que o paciente vá acompanhado para realizar o procedimento.

Uma vez que a visão turva pode ocasionar dificuldade de se locomover. E é indicado que o paciente não dirija após a realização da dilatação da pupila.

Porque esse processo deixará a visão temporariamente inadequada para dirigir. Portanto, o ideal é ir acompanhado e voltar para casa e descansar. Até que o efeito dos colírios utilizados na dilatação passe.

Quando a Tomografia de Retina é Indicada?

A realização da tomografia de retina é indicada em diferentes casos, visando a avaliação de várias estruturas do olho. O exame costuma ser pedido em casos de:

  • Suspeita de degeneração da mácula;
  • Edema macular;
  • Retinopatia diabética;
  • Distrofias retinianas;
  • Membrana epirretiniana;
  • Síndrome de tração vítreo macular.

Em casos de catarata avançada, por exemplo, o exame pode não ser feito. Porque a opacidade ocasionada pela doença impede a captação de imagens durante o exame.

Nesse caso, outros exames podem ser solicitados para que o diagnóstico preciso possa ser obtido.

Caso o paciente possua condições de fazer a tomografia de retina, o exame é indicado por ser capaz de ofertar um diagnóstico bem completo.

Além de indicar alterações em suas fases mais iniciais. Possibilitando o tratamento rápido para evitar a complicação da doença.

A Análise do Exame

A partir da análise de um oftalmologista o exame pode ser entendido e o resultado usado no tratamento do paciente.

De modo que qualquer diagnóstico possa ser feito da maneira mais precoce possível. Portanto, quando um médico solicita uma tomografia da retina, é importante fazer com agilidade.

Visando sempre que o diagnóstico seja o mais precoce possível, para reverter qualquer doença que possa estar acometendo sua retina.

Dessa forma, é possível evitar que a doença se agrave. E facilitar o tratamento por ser um diagnóstico precoce, quando o estágio inicial da alteração permite um tratamento mais fácil e simples.

Existe Idade para Fazer Tomografia de Retina?

Não existe uma idade mínima ou máxima relacionada aos pacientes que precisam fazer esse exame.

Em caso de crianças que precisam fazer o exame por suspeita de algum descolamento da retina após trauma, é importante conversar com o paciente para que ele fique suficientemente imóvel durante o exame.

Isso irá facilitar a obtenção de imagens da retina de melhor qualidade para que o laudo seja emitido e o tratamento iniciado.

Com relação aos pacientes idosos, é preciso identificar se existe catarata avançada. Porque como dito anteriormente, esse tipo de catarata dificulta a obtenção de imagens.

Caso não exista a doença em estagio avançado, o paciente pode fazer o exame e identificar qualquer alteração em sua retina. De modo a iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Sempre Procure Bons Profissionais

Além de ter um exame de alta resolução, é preciso ter um profissional capaz de entender o resultado do exame.

Por isso, é fundamental ter o acompanhamento de um excelente oftalmologista que poderá indicar tratamentos e exames para manter sua saúde visual sempre em dia.

Se você suspeita de alguma alteração visual ou deseja fazer um check up anual, entre em contato com um dos especialistas da Retina Clinic.

Que oferece oftalmologistas especializados para atender todas as suas necessidades e indicar o melhor tratamento para a sua saúde visual ser sempre a melhor possível.

Agende sua consulta