Nossa História

RETINA CLINIC – OFTALMOLOGIA

 

Nossa trajetória se iniciou em 1989, em meio à redemocratização do país e o fim da Guerra Fria, globalização e capitalismo global. Diante de fatos marcantes na década foram a popularização do computador pessoal e da Internet, que iniciou uma nova era na Medicina e assistência à saúde. Em meio esses fatos a epidemia da AIDS atingia profundamente a população mundial cobrando um preço muito alto à sociedade principalmente antes do tratamento com inibidores de proteases. Foi nesse contexto que o Dr. Leonardo Bruno de Oliveira (fundador da Retina Clinic – Oftalmologia) cursava o curso de Medicina na Universidade Federal de Uberlândia. Em 1994 sob influência direta de seus preceptores em seu período como monitor no departamento de cirurgia  e no departamento de clínica médica optou por seguir seu caminho dentro da Oftalmologia; uma especialidade singular dentro da Medicina que acumula aptidões em ambas as áreas citadas anteriormente.

No mesmo ano foi aprovado na residência médica no departamento de Oftalmologia do Hospital Estadual do Servidor Público de São Paulo (HSPE-SP). Em 1996 foi aprovado em segundo lugar geral, na prova de título de especialista do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e aceito  no programa de Fellowship Clínico e Cirúrgico em Retina e Vítreo do HSPE- SP. Posteriormente foi contratado como preceptor e orientador da residência no mesmo serviço. No mesmo ano foi aprovado em concurso público em primeiro lugar como Médico Adjunto do Departamento de Retina do Hospital dos Servidor do Municipal de São Paulo.

Em 1999 ingressou no programa de Postdoctoral Research Fellowship como o primeiro oftalmologista brasileiro em um dos serviços de maior prestígio em Retina Cirúrgica  –  Duke University / Eye Center – berço de  grande parte das grandes inovações da cirurgia de vítreoretiniana, chefiada desde a década de 70 por Dr. Robert Machemer, as quais foram responsáveis pela transformações da oftalmologia e consolidando-se como pilares   fundamentais da cirurgia vitreoretiniana moderna. Durante o seu research fellowship na Duke University conduziu diversos trabalhos e apresentações científicas inéditas que levaram dispersas publicações nas áreas de vitreólise farmacológica e distrofias retiniananas. Sob orientação de Fulton Wong, PhD. e Brooks McCuen, MD. conduziu diversos experimentos com animais geneticamente modificados buscando estabelecer a fisiopatologia e tratamento de uma doença que ainda é a causa  de cegueira irreversível – a Retinose Pigmentar.

Em 2001 Dr. Leonardo Bruno retornou ao Brasil para assumir a posição de preceptor no departamento de Oftalmologia do departamento de cirurgia Universidade Federal de Uberlândia (UFU)  onde foi responsável pelo ambulatório de Retina Cirúrgica até meados do ano de 2005.

Nesse mesmo período, juntamente com a Dra. Vânia Abdalla, chefe do serviço de Neonatologia da UFU, foi o responsável pela implantação e estruturação do serviço de Retina Neonatal no Berçário e UTI Neonatal na mesma instituição. O estabelecimento de protocolos e screening de prematuros de alto risco, passaram a ser realizados na própria UTI neonatal mudando parâmetros, prevenindo e tratando uma das mais graves causas de cegueira irreversível  – a retinopatia da prematuridade.

Em 2002, foi um dos fundadores do Hospital de Olhos Brasil Central – HOBC em Uberlândia / MG, onde foi um dos pioneiros no Brasil do desenvolvimento da cirurgia de vitrectomia transconjuntival sem sutura, publicando o primeiro trabalho na Literatura Mundial  sobre vitrectomia com óleo de silicone sem sutura –(Oliveira LB, Reis PA. Silicone oil tamponade in 23-gauge transconjunctival sutureless vitrectomy. Retina. 2007;27:1054–8).

Em 2005 concluiu sua titulação de Doutor em Oftalmologia pela Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto, com a tese  “Dispase facilitates posterior vitreous detachment during vitrectomy in young pigs”.

Em 2009 fundou a Retina Clinic – Oftalmologia, um modelo de assistência integral no diagnóstico e tratamento das doenças da Retina. Em projeto pioneiro, a Retina Clinic – Oftalmologia  desenvolve um modelo capilarizado de diagnóstico e assistência inédita de Telemedicina no país (TeleRetina), entre diversos serviços de Oftalmologia das regiões do Triângulo Mineiro , Alto Paranaíba e sul de Goiás . A nossa vocação é oferecer sempre as últimas gerações de tecnologias e princípios técnicos na abordagem clínica e cirúrgica das doenças dos olhos, mantendo um próximo relacionamento com nossos pares oftalmologistas e serviços médicos de outras especialidades.

Nosso bloco cirúrgico conta com equipamentos de última geração para realização de cirurgias intra-oculares de alta complexidade, como descolamentos complexos de retina, quadro glaucomatosos avançados, trauma oculares graves,  doenças vasoclusivas, retinopatia diabética e degenerações retina. Nosso departamento de anestesiologia é composto pelo maior grupo de anestesiologistas da região capazes de executar procedimentos neonatais complexos, sedações endovenosas e inalatórias. Contamos com uma equipe treinada e experiente em processos que envolvem a prevenção de cegueira, e que tem como principal objetivo acolher o paciente e seus familiares, construindo uma relação de confiança e transparência.

Em 2019 a Retina Clinic – Oftalmologia completa 10 anos consolidando-se como referência nacional em Retina e Vítreo balizando-se sempre pela  dedicação, empenho e respeito pelo paciente, colaboradores e parceiros.

WhatsApp Marque sua consulta