Miopia

A miopia é uma condição muito comum, estima – se que mais de 2 milhões de pessoas, por ano, são diagnosticadas no Brasil com o problema. O oftalmologista é o médico responsável por diagnosticar e tratar essa condição, que por vezes, afeta a qualidade de vida do paciente.

De forma resumida, a miopia se caracteriza na dificuldade de enxergar objetos que estão longe, sendo assim, o paciente consegue enxergar normalmente de perto.

Tecnicamente, a miopia é um erro refrativo do globo ocular no qual a imagem dos objetos no olho é focada incorretamente.

Existem várias dúvidas quando o assunto é a miopia e por isso preparamos o artigo de hoje pra você. Confira.

Miopia tem cura?

Quando um paciente é diagnosticado com miopia uma das primeiras dúvidas tem relação com a cura dessa condição. Atualmente, não há cura para a miopia, mas ela pode ser tratada para que o erro refrativo possa ser corrigido.

As opções para esse tratamento, são: óculos, lentes de contato e cirurgia a laser, que falaremos mais a frente.

Miopia e astigmatismo

Astigmatismo e miopia são problemas diferentes, o que trazem em comum é a dificuldade de enxergar perfeitamente. Já foi mencionado que a miopia dificulta a visão dos objetos que estão longe, a pessoa sente algo borrado que pode vir acompanhado de dores de cabeça e fadiga ocular.

O astigmatismo se caracteriza em um problema na córnea dos olhos, a mesma se estendeu para um formato irregular e isso provoca um erro refrativo que distorce a luz quando ela entre nos olhos.

Por isso a pessoa fica com a visão embaçada para enxergar de perto mas também possui dificuldades para enxergar de longe, as dores de cabeça, nos olhos e o cansaço ocular são outros sintomas de astigmatismo.

Porém, é possível ter astigmatismo e miopia juntos. Como vimos, ambas doenças acabam causando dificuldade para enxergar de longe, por isso o astigmatismo pode acabar sendo confundido somente com a miopia.

Miopia com astigmatismo podem ser corrigidos juntos, com as mesmas opções já citadas, óculos e lentes de contato. A cirurgia refrativa também é uma alternativa para resolver os dois casos, mas antes o profissional precisa avaliar as características do astigmatismo e a presença da miopia.

Cirurgia de miopia

A cirurgia para miopia, também chamada de cirurgia refrativa, cirurgia corretiva ou cirurgia a laser.

Como um dos nome indica, esse tipo de cirurgia é realizada a laser, em um procedimento considerado simples que é utilizado para correção da condição de miopia.

No procedimento o médico consegue modelar a córnea, assim, ela fica mais plana e a imagem começa a se formar sobre a retina. Porém, não são todas as pessoas que estão aptas para realizar a cirurgia.

Por exemplo, menores de 18 anos ainda não podem optar pela cirurgia para miopia, o mais recomendado é para maiores de 21 anos e com o grau estável há 12 meses.

Além disso, há outras contra – indicações, como, gravidez, período de amamentação, olho seco, diabetes e outros, consulte sempre o seu médico que vai solicitar os exames complementares para essa cirurgia corretiva.

A recuperação é considerada tranquila, mas o paciente precisa ter alguns cuidados extras durante um mês, como por exemplo, não praticar exercícios, natação ou esfregar os olhos, tirando isso, a vida do paciente é normal desde o momento da alta.

A grande vantagem da cirurgia a laser com certeza é se ver livre dos óculos e / ou das lentes de contato para sempre.

Graus de miopia

Quando diagnosticados com miopia as pessoas tendem a querer saber se tais graus de miopia é considerado muito e na verdade, existe uma classificação para definir tudo isso e te ajudar a saber se o grau é alto ou não.

A baixa miopia é classificada entre 0 e graus, a miopia moderada está 3 e 6 graus e a alta miopia é acima de 6 graus (onde é altamente recomendado a cirurgia corretiva).

A classificação da miopia importa, já que as formas de correção podem mudar, além de influenciar de forma direta na qualidade de vida da pessoa. Por exemplo, uma pessoa com baixa miopia consegue corrigir com óculos ou lente de contato.

Já aquelas pessoas com alta miopia possuem riscos de desenvolver descolamento de vítreo e deslocamento da retina.

O ideal é realizar uma consulta anual ao oftalmologista para sempre conferir em quanto está seu grau.

Miopia aumenta?

Sim, a miopia aumenta e ainda não foi mapeado o que pode provocar isso, o que se sabe é que o fator genético pode ter um grande papel, ou seja, quem tem pai /mãe com miopia pode ter mais chances de desenvolver.

Geralmente, a miopia continua aumentando até certa idade, principalmente se a pessoa não utilizar as medidas corretivas e ter alguns hábitos diários como horas em luzes de computadores, tablets, celulares e afins.

Miopia diminui?

A miopia pode regredir, embora não seja algo comum. Os especialistas afirmam que isso também depende dos hábitos diários e das ações corretivas.

Assim como a miopia pode aumentar e diminuir, ela também pode estabilizar, ou seja, você vai continuar com o mesmo grau durante 12 meses (período onde o grau é considerado estável).

Como mencionado quando falamos sobre a cirurgia corretiva, geralmente a condição passa a estabilizar entre 18 e 21 anos de idade, é bem raro que antes disso aconteça a estabilização, mas pode acontecer, principalmente em graus considerados baixos, quando a pessoa já começa a fazer uso de métodos corretivos como óculos ou as lentes de contato.

 

De forma geral, a miopia é uma condição comum que atrapalha a visão de longe, ela pode ser acompanhada ou não do astigmatismo e há diversas formas de contornar a situação, mas ainda não foi encontrada nenhuma cura, já que mesmo após a cirurgia de miopia a condição pode voltar.

Além disso, o grau de miopia influência na qualidade de vida e até mesmo nas medidas corretivas.

Entre em contato com a Retina Clinic, para marcar sua consulta e analisar como está sua saúde oftalmológica, prevenir é sempre o melhor caminho.

Agende sua consulta