Microscopia Especular

 

Já ouviu falar em microscopia especular da córnea? Trata-se de um exame importante em alguns casos, mas ainda pouco conhecido.

Usado para alguns diagnósticos importantes, o exame é simples e pode ser solicitado pelo seu oftalmologista. Continue lendo para conferir como ele é feito e todas as informações a respeito desse exame!

Para que serve a microscopia especular?

O exame é realizado com o objetivo de realizar a contagem das células endoteliais. Essas células estão presentes na camada mais interna da córnea.

Em geral, o exame é realizado com o objetivo de fazer uma avaliação antes de cirurgia ou detecção de degenerações e distrofias da córnea.

O exame também pode ser solicitado após a realização de algum procedimento cirúrgico. De modo que o profissional possa avaliar se houve alguma descompensação da córnea.

Quais suspeitas geram a indicação do exame?

O exame pode ser realizado quando ocorrem os cuidados pré-operatórios e em outros casos como:

  • Acompanhamento do período de adaptação do uso de lentes de contato;
  • Casos de edema de córnea;
  • Traumas da córnea;
  • Casos de diagnóstico e tratamento de distrofias da córnea;
  • Pós operatório de cirurgia de catarata e transplante de córnea;
  • No pré-operatório de cirurgia refrativa.

Em todos esses casos, o exame de microscopia especular é indicado. Visando que a partir dele o paciente tenha um melhor acompanhamento e possa gozar de sua saúde visual com plenitude.

Como o exame é feito?

A realização do exame é bastante simples, o paciente é sentado posicionado na frente de um microscópio digital.

Este é o aparelho responsável por registrar imagens do endotélio. Aumentando as imagens de modo que o médico possa avaliar a quantidade de células que estão na região.

O exame é totalmente indolor, rápido de ser feito e também é capaz de avaliar se o endotélio do paciente é saudável.

Por ser na verdade uma forma de fotografia do endotélio do paciente, o equipamento sequer encosta no olho. Sendo o tipo de exame que é importante, indolor e rápido.

Sem causar qualquer dificuldade ou incômodo para o paciente que está sendo analisado durante o exame.

É um bom mecanismo de prevenção

Em especial quando se trata da realização deste exame como pré operatório, ele é um excelente mecanismo de prevenção. Tendo em vista que o exame irá permitir que o médico analise as melhores maneiras de evitar complicações durante e após a realização da cirurgia.

De modo que a saúde visual seja preservada após a intervenção cirúrgica, melhorando a qualidade de vida do paciente.

Quando o exame não é realizado e existe alguma complicação da córnea sem tratamento, o paciente pode precisar realizar um transplante de córnea.

Portanto, o ideal é que se esse exame foi indicado para você por seu médico, ele seja realizado imediatamente. Tendo em vista que não se trata de um exame doloroso ou que tenha alguma motivação para causar medo.

E se você tem alguma suspeita de problema de visão ou quer tirar dúvidas com um bom oftalmologista, já sabe que pode contar com a Retina Clinic.

Agende sua consulta