Extremamente importante para a sua saúde visual, o mapeamento da retina é um exame que pode ser solicitado pelo oftalmologista durante sua consulta regular.
Para que serve o mapeamento da retina?
O mapeamento da retina é um exame que faz análise completa da retina. A partir desse exame o especialista passa a ter informações sobre o fundo do olho e suas estruturas.
Portanto, o médico poderá compreender com riqueza de detalhes como estão os vasos sanguíneos, a retina central e periférica e o nervo ótico.
Informações que são muito valiosas para o cuidado da sua saúde visual. Contribuindo para que você possa usufruir de sua visão em sua plenitude.
Como o exame é feito?
Um dos cuidados antes do exame é que o médico solicite que o paciente leve um acompanhante. Isso acontece porque o paciente terá a pupila dilatada para que o mapeamento possa ser realizado.
Assim sendo, é interessante estar acompanhado visando que a volta para casa seja segura. O exame é indolor e nenhum equipamento entra em contato direto com o olho.
Sendo usada uma lente específica e iluminação adequada para que o médico possa visualizar todas as estruturas do olho de seu paciente.
Quando esse exame é indicado?
O mapeamento da retina é usado para diferentes diagnósticos oculares. Podendo visualizar má formação, inflamações, glaucoma, tumores e deslocamentos da retina.
Por permitir que o médico visualize os vasos sanguíneos, é possível também diagnosticar ou acompanhar a evolução de doenças como diabetes, hipertensão, problemas reumáticos, neurológicos e até mesmo hematológicos.
Por ser um exame muito completo e que oferece diagnóstico e possibilidade de acompanhamento de diferentes doenças, o exame deveria ser feito regularmente nas visitas ao oftalmologista.
No entanto, o mapeamento costuma ser solicitado nos casos de doenças como diabetes e hipertensão, que afetam diretamente a acuidade visual quando não são bem acompanhados.
Sempre que o paciente relatar sintomas, queixas ou houver a necessidade de comprovar um diagnóstico esse exame deve ser feito.
Por ser indolor, rápido de fazer e oferecer um resultado muito completo, o ideal é que o paciente não tenha receio e com isso, realize o exame tal qual foi solicitado.
O exame demora muito?
Em poucos minutos todo o mapeamento da retina do paciente é feito. No entanto, é preciso passar pelo processo de dilatação da pupila, que em média demora uma hora.
Visando dilatar a pupila por completo para que o resultado obtido nas imagens do exame seja o melhor possível.
Dessa maneira, o laudo final do mapeamento de retina digital é muito mais preciso e oferece mais informações para o médico.
Com esse exame em mãos, o profissional consegue não só diagnosticar como também acompanhar e evolução de problemas de saúde visual de seu paciente.
De maneira que os melhores tratamentos possam ser feitos e o paciente possa usufruir de sua visão em sua melhor performance.
Se você precisa realizar esse exame e ainda não agendou ou deseja tirar dúvidas e ter uma conversa com um oftalmologista experiente e capacitado, entre em contato com a Retina Clinic.