Glaucoma

O Que é Glaucoma?

O glaucoma é uma doença caracterizada pela alteração no nervo ótico e na pressão intraocular. No entanto, essa doença não perceptível e muitas das vezes é livre de sintomas.

Portanto, a doença só é percebida na consulta de rotina quando seu oftalmologista faz o exame de fundo de olho. Exame este que serve justamente para realizar a identificação de alterações.

Uma vez levantada a suspeita de glaucoma, é preciso confirmar realizando outros exames para que o tratamento mais adequado possa ser realizado.

OCT Glaucoma

O OCT de glaucoma é um exame de que utiliza um aparelho de Tomografia de Coerência Óptica conhecido como OCT que realiza uma avaliação dos nervos ópticos e captura medidas estruturais para avaliar a progressão do glaucoma.

O exame é totalmente indolor e captura imagens bastante precisas do fundo do olho. Não é preciso sequer pingar colírio para o preparo na maioria dos casos.

Portanto, é um exame muito utilizado pelos oftalmologistas com o objetivo de analisar a progressão da doença.

Glaucoma de Ângulo Fechado

Este tipo de glaucoma que também é conhecido como de ângulo estreito, é ocasionado quando o ângulo entre a íris e a córnea é mais estreito que o ângulo considerado normal.

E isso faz com que ocorra uma dificuldade na drenagem do líquido intraocular, ocasionando o aumento súbito da pressão dentro do olho do paciente.

Por causa do ângulo estreito, esse tipo de glaucoma causa sintomas como dores de cabeça, dores nos olhos, náuseas e visão turva.

Sendo indicado no caso do surgimento desses sintomas a procura imediata por auxílio médico. De forma que o paciente possa ser diagnosticado e corretamente tratado.

Glaucoma Congênito

O glaucoma congênito que também é conhecido como glaucoma de ângulo estreito é um tipo mais raro da doença. Ele se instala logo após o nascimento ou a criança já nasce com o problema na formação do olho.

Nesses casos, a criança apresenta uma espécie de membrana sobre os olhos de tom branca azulada. E a alteração poderá ser identificada nas consultas regulares com o pediatra que irá encaminhar a criança para um especialista.

Glaucoma Primário de Ângulo Aberto

O glaucoma primário é o tipo mais frequente da doença. Por ser assintomático só é detectado em casos de pacientes que frequentam o oftalmologista ou quando a doença já está em estágio avançado.

Porque é nesse estágio que o paciente começa a apresentar os sintomas. Sintomas esses relacionados ao fato de estar lesionando o nervo ótico o que ocasiona a perda lenta da visão.

Glaucoma Secundário

O glaucoma secundário ocorre quando o paciente possui uma outra doença que causa ou contribui para o desenvolvimento de glaucoma.

Diabetes e catarata avançados são duas doenças que podem ocasionar o glaucoma secundário. Por isso, é recomendado que pacientes diabéticos façam o acompanhamento mais próximo de sua saúde. Assim como o paciente com catarata precisa fazer a cirurgia corretiva.

Glaucoma de Pressão Normal

Também conhecido como glaucoma de baixa pressão, essa forma da doença não eleva a pressão intraocular. No entanto, causa dano ao nervo ótico mesmo assim.

Atualmente ainda não se sabe quais são as causas desse tipo de glaucoma. Apesar disso, já se sabe que ele é mais frequente em descendentes de japoneses e pessoas com doenças cardiovasculares.

Glaucoma Tem Cura?

Não. Mas como dito anteriormente existe tratamento para o glaucoma. O tratamento inicial do glaucoma é realizado com a prescrição de colírios.

Portanto, não é um tratamento invasivo ou doloroso ao paciente. Que apenas deverá pingar os colírios conforme orientação médica. Fazendo com que a doença fique sob controle e o paciente possa manter sua qualidade de vida.

É importante que o paciente tenha total adesão ao tratamento para que de fato seja possível evitar a cegueira.

E para tal, é preciso manter as visitas regulares ao médico e obedecer a prescrição dos medicamentos. Realizando a utilização conforme recomendação.

Glaucoma Tem Cura Com Transplante?

O transplante de córnea não cura o glaucoma. Uma vez que essa doença danifica o nervo ótico e não a córnea.

Por esse motivo, o transplante de córnea não é a cirurgia mais indicada para o tratamento do glaucoma. O ideal é que o paciente faça o tratamento medicamentoso e siga a prescrição médica para evitar ao máximo a necessidade de cirurgia como parte do tratamento.

Trabeculectomia

A trabeculectomia é uma cirurgia indicada para o tratamento de glaucoma em alguns casos. Através dessa intervenção o oftalmologista é capaz de controlar a pressão intraocular realizando uma drenagem.

O que garante que esse processo seja eficaz na redução da pressão intraocular diminuindo os danos ao nervo ótico. E consequentemente a cirurgia auxilia no controle da doença.

Glaucoma Infantil

O glaucoma em jovens pode ocorrer, assim como pode acontecer com crianças. Em especial deve-se tomar cuidado com crianças e jovens que sofreram lesões na área dos olhos.

Sendo indicado o acompanhamento médico para avaliação se houve alteração na pressão intraocular.

Assim como pode acontecer o glaucoma congênito que já foi mencionado anteriormente e requer tratamento e acompanhamento.

Nesses casos, é muito importante que os pais sejam responsáveis por acompanhar a adesão ao tratamento. Uma vez que usar a medicação prescrita é fundamental para o controle da doença.

Glaucoma: Tratamento

O tratamento para glaucoma não é difícil ou doloroso. No entanto, requer disciplina por parte do paciente que precisa se comprometer em usar a medicação prescrita e ir às consultas.

Fazendo todo o acompanhamento de maneira adequada o paciente poderá ter o controle da doença e a manutenção de sua qualidade de vida. Se você precisa de um excelente oftalmologista, conte com a equipe da Retina Clinic.

Agende sua consulta