Os olhos humanos podem ser acometidos por diferentes doenças. E a fotocoagulação de retina a laser é um tratamento que pode ser feito em consultório para lidar com algumas alterações visuais.
De modo que o paciente já saia do consultório tendo recebido o tratamento necessário para evitar agravamentos de problemas visuais.
O que é fotocoagulação de retina?
A fotocoagulação de retina é um tratamento moderno a laser, que tem como objetivo tratar diferentes doenças. Em especial as doenças vasculares que acometem a saúde visual.
O principal objetivo ao realizar esse procedimento é preservar a visão do paciente, impedindo que ocorra a progressão da doença em questão.
O procedimento ajuda a reduzir a formação de vasos sanguíneos anormais na retina. Esses vasos anômalos são os responsáveis por doenças como glaucoma e retinopatia diabética.
Por isso, a intervenção da fotocoagulação de retina é tão importante, atuando preventivamente para que não ocorra qualquer complicação na saúde visual do paciente.
Como a fotocoagulação de retina é feita?
O procedimento é feito em consultório de maneira eficaz e segura. Para tal, o médico costuma aplicar um colírio anestésico, visando evitar que o paciente sinta qualquer tipo de desconforto.
É muito raro que o paciente precise usar qualquer tipo de anestesia injetável. Sendo preciso somente utilizar o colírio que será suficiente para que o procedimento possa ser feito.
E após a sua realização é incomum que o paciente tenha qualquer tipo de desconforto. Além disso, o procedimento é rápido e pode ser feito em qualquer horário do dia. Sem que o paciente precise estar em jejum.
Um cuidado importante para a realização desse procedimento é que o paciente deve levar um acompanhante. Porque para o procedimento ser feito o médico precisará dilatar a pupila do paciente e após o procedimento é comum que ele não esteja enxergando adequadamente.
Justamente por causa do uso de colírio para dilatar a pupila, visando a realização do procedimento. Por isso, não é indicado que o paciente dirija de volta para casa ou opere qualquer equipamento pesado após o procedimento.
Sendo o mais indicado a volta para casa e repouso após o procedimento, até que a pupila volte ao normal.
Quais são os riscos do procedimento?
Extremamente seguro, o procedimento de fotocoagulação de retina a laser não costuma ter qualquer complicação posterior.
Existem os riscos de alteração na visão das cores, prejuízos para a visão noturna e edema da mácula. No entanto, quando o exame é realizado por profissionais experientes as chances de complicações são muito reduzidas.
Portanto, o paciente tende a ter um espectro muito maior de melhorias em sua visão do que de chances de complicações.
Sendo recomendado que o procedimento seja feito sempre que houver necessidade. E que o paciente seja submetido a uma equipe de profissionais responsáveis e capacitados, como os oftalmologistas da Retina Clinic.
Assim, o risco de complicação é reduzido a quase nulo e o paciente é beneficiado de poder evitar complicações graves para a sua visão que seriam consequência da não realização do procedimento de fotocoagulação.