Edema da Mácula

A mácula é uma parte da retina, que pode ser acometida por um edema. O edema de mácula pode ser ocasionado por diferentes fatores.

Sendo uma doença séria e que precisa ser diagnosticada e tratada, para que o paciente não tenha dificuldade de enxergar detalhes.

Uma vez que a mácula é responsável justamente pela visão dos detalhes e que a doença pode causar sequelas quando não é tratada.

Se você tem curiosidade sobre os diferentes tipos de edema de mácula e quer mais informações, continue lendo para conferir.

O Que é Edema de Mácula?

O edema de macula ocorre quando há presença de líquido no interior da retina. Podendo se manifestar em diferentes aspectos, seja difuso ou sob a forma de cisto.

Dependendo diretamente da origem do edema. Quando existe perda da qualidade visual, pode-se afirmar que existe um edema macular cistóide significativo.

Entender o que ocasionou o edema de mácula está diretamente relacionado ao seu tratamento. Visando identificar a causa para curar o edema e conseguir evitar as complicações do edema.

Quais as Causas do Edema de Mácula?

A causa do edema de mácula depende de vários fatores. Tendo em vista que diferentes doenças podem ocasionar esse edema, entre elas:

  • Após a cirurgia de catarata, podendo ocasionar edema macular cistóide;
  • Retinopatia diabética;
  • Pós cirurgia de glaucoma;
  • Uveítes;
  • Traumatismos oculares;
  • Retinopatia hipertensiva;

Por serem vários causadores possíveis, o diagnostico da causa é fundamental para tratar o edema de mácula. De forma que o oftalmologista possa programar a melhor forma de tratar o problema.

Sintomas do Edema Macular

Saber identificar os sintomas de edema macular é fundamental para que você possa recorrer a ajuda médica em caso de suspeita do problema.

Os sintomas podem variar de acordo com o fator que causou o edema, no entanto, na maioria dos casos acontece:

  • Alteração na visão das cores;
  • Alteração na visão central;
  • Visualização de manchas pretas no campo de visão;
  • Alteração na forma dos objetos que enxerga.

É comum que as alterações apresentadas estejam relacionadas ao fator causador desse edema. Portanto, o mais importante é o paciente entender que qualquer alteração na visão requer acompanhamento médico.

Portanto, em casos de suspeita de qualquer tipo de alteração é preciso procurar um médico. Visando que o diagnóstico mais acertado seja obtido.

E a partir disso o coreto tratamento possa ser iniciado para evitar as complicações do edema de mácula.

Como é Feito o Diagnóstico?

O diagnóstico do edema de mácula é feito a partir da realização de alguns exames, entre eles:

  • Tomografia de coerência ótica (OCT), que também é conhecido como OCT macular;
  • Teste de acuidade visual;
  • Exame de fundo ocular;
  • Campimetria;

A depender do caso, não é preciso realizar todos esses exames, para que o diagnóstico possa ser o mais preciso. E com isso, o tratamento seja realmente efetivo.

Edema Macular Diabético

O edema macular diabético é uma complicação da visão que é causada pela diabetes, como uma complicação da doença.

Os casos de edema macular diabético se apresentam como consequência da retinopatia diabética. Uma doença que atinge os vasos sanguíneos da retina quando a glicemia está elevada.

Quando não é diagnosticado e tratado de forma rápida, esse tipo de edema pode ocasionar a cegueira do paciente.

É importante que o paciente tenha consciência de que o edema macular diabético é totalmente prevenível. Mantendo a dieta adequada e o controle do diabetes com a medicação prescrita pelo médico, o paciente evita complicações da doença.

Além disso, a prática de atividade física é capaz de auxiliar no controle de diabetes. Portanto, não há motivos para não se cuidar. Tendo em vista que esses detalhes previnem a complicação tão grave que é o edema macular diabético.

Edema Macular Cistóide

Esse é o termo usado para explicar a formação de espaços cheios de líquidos acumulados no interior das camadas da retina na mácula.

O edema macular cistóide é mais comum e pode estar associado a várias causas. Até mesmo o uso de medicamentos para o glaucoma pode estar associado ao surgimento do edema macular cistóide.

Que precisa de diagnóstico rápido e tratamento adequado considerando a causa, justamente para que a doença possa ser controlada e suas consequências negativas para a visão possam ser evitadas.

Qual o Tratamento de Edema da Mácula?

Depende diretamente do tipo de edema, uma vez que o tratamento depende diretamente da causa do edema.

Em alguns casos é indicado o uso de medicação antiviral, em outros casos o uso de anti-inflamatórios é suficiente.

Quase todos os casos de edema macular necessitam de fotocoagulação com laser. Que é um tratamento que reduz em até 50% o risco de perda visual.

Nos casos de tratamento do edema macular diabético o principal ponto de tratamento é o controle da alteração de glicemia.

Sem esse controle, o tratamento da mácula não será eficaz e a doença pode se agravar até gerar a perda visual total.

Portanto, o principal objetivo é realizar o controle metabólico antes de qualquer outra intervenção. Em seguida, a medicação e terapias mais indicados devem ser feitos na tentativa de controlar os danos.

Existe Prevenção ao Edema de Mácula?

Pode parecer que não, no entanto, qualquer tipo de edema de mácula pode ser prevenido. Acontece que essa alteração pode não acontecer se o paciente cuida de seu metabolismo.

O ideal é manter a glicemia, colesterol e a pressão arterial sempre sob controle. Portanto, um estilo de vida mais saudável é passo fundamental para a qualidade visual.

De forma que, se o paciente apresentar alguma alteração metabólica, o tratamento será feito antes que a situação se agrave.

Problemas de colesterol muito elevado, glicemia descontrolada e pressão arterial descontrolados estão entre os fatores de risco do edema.

Sabendo disso, a prática de atividade física e alimentação saudável são os melhores cuidados preventivos.

E caso você suspeite de algum problema na sua visão, é sempre bom ter um especialista com o qual contar. Entre em contato com a Retina Clinic, para marcar sua consulta e analisar como está sua saúde oftalmológica, prevenir é sempre o melhor caminho.

Agende sua consulta