Descolamento de Vítreo

Sabemos que catarata e miopia são problemas que atingem os olhos. Quando falamos de problemas nos olhos, esses são os mais conhecidos pelas pessoas. Mas existem muitos outros quadros anormais que podem ocorre nos olhos, por exemplo, Descolamento do Vítreo.

A importância dos olhos para as pessoas não se pode medir, por isso, é importante sempre cuidar. A visão é extremamente útil para o ser humano. Sim, pode se viver sem a visão, mas com certeza não é fácil.

Enfim, como citamos no primeiro parágrafo, o Descolamento do Vítreo é um problema que atinge o olho. Este quadro pode levar a diversas consequências severas, por isso, é importante ficar alerta. E é sobre ele este problema que iremos falar um pouco sobre.

Um pouco sobre o vítreo

Sabemos que o nosso globo ocular contém um tipo de líquido em seu interior. O interior do globo ocular é, em grande parte, preenchido com esse líquido, chamado vítreo. Essa é uma substância parecida com um tipo de gel.

O vítreo tem a função de ajudar o olho a manter sua forma arredondada. Caso esse vítreo fosse retirado, o globo ocular iria murchar e deixaria de funcionar corretamente. Enfim, mas existem outras funções indiretas que esse líquido desempenha.

Existem milhões de fibras finas entrelaçadas dentro do vítreo que são anexadas à superfície da retina. E como sabemos, a retina é o tecido sensível à luz do olho, principal parte para a transmissão dos sinais para o cérebro.

O Descolamento do Vítreo irá ser um quadro que tem relação direta com essas fibras dentro do vítreo.

Descolamento do Vítreo

Enfim, conforme as pessoas envelhecem, o vítreo vai diminuindo em quantidade lentamente. Assim, com essa diminuição as fibras finas dentro do vítreo puxam a superfície da retina.

Como todos sabemos, cordas quando são puxadas por uma força maior que podem suportar, elas se quebram. E sim, dependendo da força que elas sofrem, as fibras do vítreo irão quebrar. Assim, permitindo que o vítreo se separe da retina.

Com isso, está formado o quadro de Descolamento do Vítreo, também conhecido como descolamento do vítreo posterior. Em grande parte dos casos, o Descolamento do Vítreo não chegar a representar riscos à visão e não requer tratamento.

Além disso, Descolamento do Vítreo é um quadro muito comum. E em grande parte dos casos, esse quadro se manifesta em pessoas com mais de 50 anos de idade. Sendo que é um quadro bastante comum quando se atinge os 80 anos.

Porém, continua sendo um quadro anormal. E podem existir casos em que o Descolamento do Vítreo pode representar GRAVES RISCOS para a sua visão. Iremos explicar mais a seguir.

Sintomas do descolamento vítreo

Como dissemos, o vítreo diminui conforme envelhecemos. Com essa redução, o vítreo acaba se tornando um pouco mais “grosso”. Além disso, aquelas fibras finas podem lançar pequenas sombras na retina.

Essas sombras acabam formando as famosas moscas volantes. Que são pequenas manchas na visão, as quais se assemelham com pequenas “teias de aranha” em sua visão. E quando você tenta olhar para essas sombras, elas parecem sair rapidamente da visão central.

Um dos sintomas mais comuns do Descolamento do Vítreo é o pequeno acréscimo repentino da quantidade de moscas volantes. Esse aumento também pode vir junto com alguns flashes de luz na linha de visão periférica ou lateral.

E sim, sintomas tão sutis são muitas vezes considerados apenas simples ocorrências. Por este motivo, é comum as pessoas não notarem o Descolamento do Vítreo. No entanto, sim pode ocorrer perigos para a sua visão em alguns casos.

Isso não acontece em todos os casos, mas o Descolamento do Vítreo pode causar alterações na sua visão. Isto é, quando o descolamento do vítreo causou um buraco macular ou retina descolada. Nesse caso, você precisa fazer um tratamento precoce para evitar a perda de visão.

A única maneira de diagnosticar a causa do problema é através de um exame oftalmológico abrangente. Outros sinais são flashes de luz e escuridão ao redor das bordas da sua visão, como já dissemos.

É importante destacar que esses são sinais que geralmente representam uma EMERGÊNCIA MÉDICA.

Como o Descolamento do Vítreo afeta a visão?

Como já dissemos, um descolamento vítreo não ameaça diretamente a visão. Mas existem casos em que algumas das fibras vítreas puxam tanto a retina que criam um orifício macular. Em outros casos, pode levar a um descolamento da retina.

E sim, essas duas situações podem ameaçar a visão e devem ser tratadas imediatamente. Se não for tratado, um buraco macular ou retina descolada pode levar à perda permanente da visão no olho afetado.

Diagnóstico

Você deve fazer um exame oftalmológico todos os anos, mesmo que não tenha sintomas, use óculos ou lentes de contato. Isso ajuda a detectar problemas como Descolamento do Vítreo desde o início e ajudar a proteger sua visão.

O seu médico pode usar gotas para aumentar as pupilas e usar um teste de lâmpada de fenda. Assim ele irá procurar sinais de Descolamento do Vítreo.

Isso é feito com um microscópio que olha pela frente do seu olho. Também pode mostrar se o Descolamento do Vítreo causou sangramento, uma retina rasgada ou algo que possa prejudicar sua visão.

Tratamento

As moscas volantes ou os flashes geralmente melhoram dentro de 3 meses. Mas você deve fazer outro teste dentre de 3 meses após o diagnóstico para garantir que não haja novos danos.

Se você ainda tiver moscas volantes depois de alguns meses, seu médico poderá dar a opção de usar um laser para reduzir a mosca flutuante ou fazer uma cirurgia para retirar o gel vítreo e limpá-las.

Mas enfim, precisamos alertar que isso tudo são apenas informações que irão te ajudar a se informar sobre esse quadro. Mesmo com essas informações, você ainda precisa consultar um oftalmologista.

Clínicas especializadas em oftalmologia, como a Retina Clinic, são as mais indicadas para esses casos. Se você se identificou com esse artigo informativo, você precisa procurar um profissional. Isso irá te ajudar a evitar quadros piores que o Descolamento do Vítreo pode gerar.

Agende sua consulta