Descolamento de Retina

Descolamento de retina é uma situação emergencial ocasionada quando uma parte do olho, nesse caso a retina, descola-se do tecido que a suporta.

A visão do olho é prejudicada quando isso acontece.

Mais importante é dizer que o descolamento de retina será considerado uma emergência, caso você procure um especialista para iniciar o tratamento.

Em primeiro lugar, o tecido da parte anterior do olhos (atrás) se desprende da camada com vasos sanguíneos ali presentes, que trabalham fornecendo o oxigênio e nutrientes necessários para uma boa visão.

Além disso, caso o paciente não procure um hospital, esse descolamento poderá agravar-se e ocasionar outros problemas maiores, como até a perda total da visão.

Resumindo um pouco dos sintomas, teremos o surgimento de pequenos fragmentos na visão, esses flashes de luz repentinos ou sensação de sombra no campo da visão, os principais sintomas são chamados de moscas volantes.

Com um diagnóstico adequado e imediato feito por um médico especialista, a visão do paciente pode ser salva.

Descolamento de Retina: Sintomas

Como resultado dessas informações transmitidas nesse texto, gostaríamos de listar alguns sintomas comuns em pacientes com descolamento da retina:

  • Aparecimento de pequenos fragmentos na visão: um dos primeiros sintomas detectados pelos pacientes com descolamento de retina é a aparição de pequenos pontos na visão.
  • Flashes simultâneos de luz: outro sintoma é a visão de vários flashes de luz repentinos.
  • Sombra no campo de visão do paciente: nesse caso o paciente sente um pequeno embaçamento da visão.
  • Incapacidade da visão com pouca luz: da mesma forma que o paciente sente os 3 sintomas anteriores, como resultado a visão noturna fica prejudica, impedindo o paciente de se localizar em ambientes com pouca luminosidade.
  • Miopia: impede que a pessoa aviste coisas e objetos longe, essa perda acontece gradativamente.
  • Perda da visão periférica: o paciente não tem mais o “reflexo” de observar coisas próximas do corpo (entorno).
  • Perda parcial da visão: consequentemente a miopia podem surgir novos problemas, um deles é a perda parcial da visão, de um dos olhos ou de ambos. Portanto a consulta ao médico é necessária, pois a visão poderá retornar.
  • Perda temporária da visão nos olhos: também pode acontecer com um dos olhos ou ambos, a visão escurece e volta simultaneamente em pequenos intervalos de tempo (períodos).
  • Sensibilidade a luz: o paciente fica incapacitado de abrir os olhos em locais com grande luminosidade, ou seja, seria como se estivesse tentando olhar diretamente para o Sol.
  • Dilatação da pupila: as pupilas se expandem prejudicando a visão.
  • Olhos vermelhos: a vermelhidão é um dos sintomas mais visíveis das pessoas que apresentam o descolamento de retina. No paciente é uma sensação de olhos irritados e cansados.
  • Sangramento: um sintoma extremo é o surgimento de sangue nos olhos, nesses casos o atendimento deverá ser imediato.

Descolamento de Retina Tem Cura? Qual é o Tratamento?

O descolamento de retina tem cura sim, no entanto, ele deve ser diagnosticado precocemente.

Por isso, caso você passe por isso ou conheça alguém que apresenta alguns dos sintomas mostrados anteriormente, peça ajuda de um especialista (médico).

O maior erro é achar que os sintomas irão passar e isso faz com que eles só aumentem, prejudicando cada vez mais a sua visão.

Após a detecção do descolamento de retina, o tratamento consiste em ato cirúrgico.

Por se tratar de um problema grave, por isso é posicionado como uma emergência, a cirurgia é o único meio de salvar a visão do paciente.

A título de informação alguns tipos de cirurgia podem ser utilizados e são as seguintes:

  • Vitrectomia (nome dado a técnica utilizada para cirurgia).
  • Reimplantação do olho no local correto (uma das cirurgias mais complexas e difíceis de fazer.
  • Cirurgia ocular (dos diversos tipos, utiliza-se a que se adequa ao perfil de descolamento da retina).
  • Criocirurgia (método terapêutico que utiliza de meios resfriantes, um deles o nitrogênio líquido).
  • Introflexão escleral (pode ser realizada em conjunto com a vitrectomia. A ideia é suturar um tipo de silicone ao redor do olho com o problema de descolamento, com isso bloquear todas as rupturas que geraram o destacamento da retina).
  • Cirurgia a laser (realizada de maneira personalizada para cada caso).

O que causa descolamento de retina?

O que causa o descolamento de retina podem ser várias situações.

Em primeiro lugar, pode acontecer pela ruptura (quebra) do vítreo, sendo assim a retina é separada da estrutura (vasos sanguíneos) que a sustenta.

Em segundo lugar, pode ser pelo elevado número de fluidez do vítreo, ocasionados pela idade avançada.

Além disso, os traumas ocasionados por acidentes e tração na região da retina podem ocasionar o seu descolamento posteriormente.

Uma última causa, um pouco mais grave, é o aparecimento de tumores e condições inflamatórias em regiões próximas da retina e/ou dos olhos.

Em conclusão, queremos dizer que esse texto é meramente informativo e todas as questões abordadas aqui sobre o descolamento de retina são reais, no entanto, não dispensa a consulta com um especialista (médico oftalmologista).

Por isso, a qualquer dúvida deve sem perguntada ao médico, para isso entre em contato com a Retina Clinic e agenda sua avaliação de rotina.

Eu também não acreditaria caso eu não tivesse visto milhares de pessoas alcançando resultados extraordinários com suas visitas aos consultório.

Seguindo essa dica, você também pode gerar resultados convincentes para sua visão.

Agende sua consulta