O avanço da idade pode causar degeneração macular. No entanto, o problema tem tratamento e precisa ser feito adequadamente.
Com o diagnóstico adequado é possível recuperar a qualidade de vida e superar a degeneração macular relacionada a idade. Conseguindo levar a sua vida com satisfação e usufruindo de sua visão.
O que é degeneração macular relacionada a idade?
A macula é uma parte do olho que é responsável pelo centro da visão. É através da macula que se torna possível enxergar os detalhes.
É graças à macula que você pode ler ou perceber qualquer detalhe. Por isso, a degeneração retira do paciente a capacidade de visualizar detalhes que são importantes para a visão.
A degeneração macular relacionada a idade pode se apresentar de duas formas, ambas precisam de tratamento. Mas identificar o tipo de degeneração em questão é fundamental para que o tratamento adequado seja realizado.
Degeneração seca
É a forma mais comum da doença, em geral pode levar a baixa de visão central por causar atrofia. Em outras palavras, é formada uma cicatriz na mácula.
Nesse tipo de degeneração não ocorre nenhuma formação de vasos anormais na mácula. No entanto, é preciso acompanhar e tratar o problema.
Degeneração úmida
No caso da degeneração úmida que também é conhecida como degeneração exsudativa ocorre a formação de vasos anormais na mácula. Esses vasos causam hemorragia, fluido e presença de proteínas na mácula.
Quando essa forma da doença não é tratada adequadamente ou diagnosticada ocorre a formação de uma cicatriz na mácula. Ocasionando a diminuição da capacidade visual e outros sintomas indesejados.
Quais são os sintomas de degeneração macular?
O paciente tende a procurar ajuda médica por causa dos sintomas ocasionados pela degeneração macular.
A perda de visão para leitura, dificuldade de reconhecer rostos, manchas escuras na visão e distorções da visão são os sintomas comuns da doença.
No entanto, há quem ache que esses sintomas são normais por causa do avanço da idade. O que faz com que esses pacientes acabem deixando para procurar ajuda médica posteriormente.
Um erro que pode ocasionar dificuldade maior no tratamento. Tendo em vista que a doença precisa ser rapidamente diagnosticada e tratada com acompanhamento oftalmológico.
Portanto, se você suspeita de que esteja com a doença por causa dos sintomas, procure imediatamente seu oftalmologista de confiança.
Existe tratamento para a degeneração?
Sim! É possível realizar o tratamento ao perceber que houve a degeneração macular. No entanto, é importante que o profissional oftalmologista analise qual é a melhor opção de tratamento para o seu caso em específico.
Suplementação de vitaminas
Em alguns casos, a suplementação alimentar com o uso de vitaminas indicadas pelo oftalmologista consegue reduzir a progressão da doença.
Seja a degeneração macular ocasionada por idade seca ou úmida, a alimentação rica em nutrientes e uma boa suplementação são capazes de gerar a redução da progressão da doença.
Fotocoagulação com laser
Quando o paciente tem lesões que não estão exatamente no centro da mácula, é possível realizar a fotocoagulação.
Nesses casos, o tratamento oferece muitas chances de ser bem-sucedido. Contribuindo para a recuperação da visão do paciente.
No entanto, é importante que o tratamento seja feito com a avaliação médica de um especialista em retina.
Terapia fotodinâmica
Trata-se de uma terapia em que uma substância é aplicada na veia do paciente. A partir disso, ela é ativada com a luz do laser que é aplicada no fundo do olho.
Após o tratamento o paciente usa óculos especiais com proteção contra raios ultravioleta por cerca de 24 horas.
Aderir ao tratamento é fundamental
O paciente que é diagnosticado com esse tipo de alteração visual precisa seguir à risca o tratamento médico oferecido.
Seja consumir suplementos alimentares ou fazer sessões de tratamento em consultório, não faltar é fundamental. Dedicando-se ao tratamento com o objetivo de ter a sua recuperação da visão.
Uma vez que a degeneração pode ocasionar cegueira. Portanto, o ideal é que o paciente faça todo o tratamento conforme previsto por seu médico.
Mesmo que consumir suplementos alimentares pareça algo simples, é um passo fundamental para o tratamento.
É possível prevenir a degeneração macular pela idade?
Todas as pessoas irão envelhecer, isso é um fato inegável. No entanto, é importante pensar na qualidade desse envelhecimento.
Tendo em vista que o objetivo é envelhecer com saúde, o mais indicado é manter suas visitas regulares ao oftalmologista.
De modo que seja possível perceber alguma alteração precocemente e iniciar o tratamento mais adequado.
Além disso, cuidados básicos como usar óculos solares com proteção para evitar que os raios solares causem danos aos olhos e uma boa alimentação são fundamentais.
Muitas das doenças dos olhos são causadas pela má alimentação, a pobreza de vitaminas disponíveis no corpo acaba ocasionando problemas para toda a saúde, inclusive a visual.
Portanto, consumir uma alimentação equilibrada e saudável é fundamental. Incluindo em seu prato alimentos coloridos para ter fontes das mais variadas vitaminas. Esse cuidado ao longo da vida contribui para um envelhecimento mais saudável.
Evite o tabagismo
O tabagismo é um dos fatores que eleva o risco de desenvolvimento da degeneração macular. Segundo pesquisas na área, os fumantes possuem risco em dobro de desenvolver essa degeneração.
Portanto, o ideal é que ao longo da vida o hábito de fuma seja combatido. De forma que o paciente não se exponha a um risco tão alto de desenvolvimento de várias doenças.
Afinal, o fumante também se expõe ao risco elevado de desenvolver vários tipos de câncer. Pensando nisso, o ideal é que todo paciente fumante seja orientado a ter tratamento para combater esse vício.
De modo que a saúde possa ser preserva, não só a visual, mas a saúde física por inteiro. E caso perceba alguma alteração na sua saúde nunca deixe a ida ao médico para depois. Na Retina Clinic você encontrará profissionais capacitados para cuidar da sua saúde visual.