O ceratocone é uma doença que afeta a estrutura da córnea e que não é inflamatória. Seu nome é dado porque no ceratocone o paciente tem a redução progressiva da espessura central da córnea que forma uma saliência em formato parecido com o de um cone.
Essa alteração impede a projeção de imagens nítidas na retina. O que acaba desenvolvendo um grau elevado de astigmatismo e miopia.
Ceratocone é progressivo
O ceratocone é uma doença progressiva, que em sua fase inicial tende a ser facilmente corrigida com o uso de óculos adequado.
No entanto, é comum que os pacientes com ceratocone precisem substituir seus óculos com frequência. Uma vez que a doença progride e por isso, a tendência é que o paciente não consiga mais enxergar como deveria com o uso daqueles óculos que foram feitos meses atrás.
E ao perceber isso, naturalmente o paciente quer voltar a usufruir de acuidade visual, voltando a buscar pela correção de grau.
No entanto, essa não é a solução de longo prazo para a correção do ceratocone. Que por ser um problema progressivo, vai diminuindo lentamente a qualidade da visão desse paciente.
Crosslinking: um avanço no tratamento
Um importante avanço no tratamento do ceratocone é o crosslinking, que é uma intervenção cirúrgica.
Trata-se de uma intervenção para fortalecer as moléculas de colágeno da córnea. Isso contribui para que possa ser evitado que a córnea continue se curvando e agravando a doença.
O crosslinking representa um avanço importante, por ser uma opção de tratamento que não é tão agressiva quanto um transplante por exemplo.
Esse é um tratamento que é indicado para evitar a progressão da doença, uma vez que a intervenção irá aumentar a rigidez e a resistência da córnea.
Ao realizar o procedimento o paciente não apresenta risco de que ocorra alguma alteração estética e o tratamento contribuirá para a estabilização da doença.
Ou seja, não é a cura definitiva do ceratocone, no entanto, é um método avançado que irá frear a progressão desse problema que limita a qualidade de vida.
O tratamento tem como objetivo associar a vitamina B12 à luz ultravioleta. Dessa forma ocorrem novas ligações entre as moléculas de colágeno da córnea e a doença é estabilizada.
Quando recorrer ao crosslinking?
O ideal é que essa alternativa seja usada como parte do tratamento quando o paciente é diagnosticado com ceratocone.
Tendo em vista que o crosslinking é um método de frear o avanço dessa deformidade da córnea. Portanto, irá impedir o agravamento.
Por isso, quanto antes é feito esse tratamento, mais bem-sucedido tende a ser o resultado. Garantindo que a doença não afete tão negativamente a qualidade visual do paciente.
Se você tem ceratocone e está em busca de tratamento ou suspeita que possa ter, entre em contato com um de nossos especialistas.
Aqui na Retina Clinic você encontra um corpo de especialistas completo para que possa cuidar da sua saúde visual com o que há de mais moderno para garantir os melhores resultados.