Quem pensa que a cirurgia palpebral é apenas para função estética está enganado! A cirurgia palpebral também conhecida como blefaroplastia também possui aspecto funcional!
Blefaroplastia: quando preciso de cirurgia palpebral?
Em geral as mulheres buscam a cirurgia palpebral justamente pela questão estética. Mas a cirurgia também é necessária aos pacientes do sexo masculino, uma vez que a blefaroplastia também possui aspecto funcional.
A pálpebra caída sobre os olhos gera um visual com aspecto cansado, além disso, pode calçar pregas ou dobras na pálpebra e olheiras.
Alguns pacientes relatam até mesmo que sofrem com dores de cabeça que passam após a cirurgia.
Caso o aspecto de sua pálpebra esteja incomodando, é hora de consultar seu médico. Tendo em vista que a pálpebra caída pode atrapalhar a visão e a qualidade de vida.
Afinal, a pálpebra caída sobre os olhos tende a causar incômodo, como se um peso estivesse sobre seus olhos. Porque de fato há uma pele em excesso que não deveria estar lá.
É uma cirurgia simples
O processo de retirada da pele excedente é bastante simples, não sendo uma cirurgia demorada ou que requeira a internação do paciente.
No entanto, o pós operatório requer alguns cuidados importantíssimos para o aspecto estético ficar como o desejado.
O primeiro passo é não se expor ao sol ou calor logo após a cirurgia, visando que esses fatores não atrapalhem a sua cicatrização.
Além disso, é importante utilizar as pomadas descritas por seu médico para auxiliar na cicatrização. Nesse período pós cirúrgico é importante evitar preparar sua comida para que o calor do fogão não seja um dos fatores que atrapalha na sua cicatrização.
Quem usa lentes de contato deverá evitar esse uso por cerca de 10 dias após a cirurgia. E sempre que houver qualquer saída de casa é indicado usar óculos solares.
De forma que o sol não seja um fator que atrapalhe a cicatrização ou cause manchas na região após a cirurgia.
Medicação pós cirúrgica
Após a sua cirurgia pode ser indicado o uso de colírios para lubrificar os olhos. Além disso, é comum que seu médico indique o uso de analgésicos e antibióticos preventivos.
Dessa forma, você não corre o risco de ter alguma infecção no local ou sofrer com dores. Uma vez que a medicação já foi administrada preventivamente.
Além disso, é importante fazer a higienização do local onde houve a cirurgia. O médico não te deixará com qualquer curativo sobre a região.
De modo que seja possível lavar normalmente com água e sabão neutro para que o risco de contaminação na região seja diminuído.
É normal que ao lavar você retire secreções e até mesmo algumas casquinhas que foram formadas na cicatrização. É importante lavar com cuidado para não agredir a região.
Portanto, evitar esfregões mais fortes ou usar buchas de banho na região do rosto. Lave sempre com as mãos já higienizadas e tenha cuidado com as unhas.
Na primeira semana após a cirurgia o edema já deverá diminuir possibilitando a visualização de resultados. Para mais informações, fale com seu médico na Retina Clinic.