Já ouviu falar em pterígio? Descobriu na sua última consulta oftalmológica que precisa passar por cirurgia de pterígio? Então você precisa de informações sobre o que é o pterígio. Continue lendo para entender mais sobre essa condição e sobre a cirurgia.
O que é pterígio?
O pterígio é uma lesão que geralmente tem o crescimento lento ao longo da vida. Ele cresce sobre a superfície da córnea em direção à pupila.
É muito comum que as pessoas portadoras de pterígio declarem que “parece ter uma carne crescendo nos olhos” porque de fato, a lesão cresce com o passar dos anos de forma lenta.
Outro aspecto bastante comum do pterígio é que ele pode parar de crescer em determinada altura da vida. No entanto, isso não significa necessariamente que ele não deve ser removido.
A doença costuma afetar em especial as pessoas que trabalham em ambientes abertos, expostos ao vento e ao sol.
Apesar de ter tratamento cirúrgico, o pterígio não é um problema de saúde grave. No entanto, pode ser um incômodo para o paciente que nesse caso, deve procurar ajuda médica.
Quais são os sintomas de pterígio?
O pterígio apresenta alguns sintomas inconvenientes, entre eles estão:
- Sensação de que há um corpo estranho no olho;
- Sensação de coceira no olho;
- Sensação de queimadura na região;
- Visão turva.
O pterígio pode até mesmo distorcer a córnea, causando astigmatismo. Por isso mesmo, é importante que você procure ajuda médica caso suspeite que esteja com pterígio.
O que causa pterígio?
Existem alguns fatores que podem ocasionar o desenvolvimento de pterígio, entre eles, a exposição prolongada a luz do sol sem a proteção de óculos.
Outro fator é o olho seco e a exposição a irritantes como poeira e vento. Essa é uma alteração mais comum entre jovens de 20 a 40 anos.
O único tratamento é a cirurgia?
É muito comum que as pessoas tenham medo de operar os olhos, ocasionando receio com relação à cirurgia de pterígio.
No entanto, esse é o tratamento indicado para a remoção do pterígio visando a diminuição do incômodo em casos mais graves.
Outra solução que é um pouco mais temporária é o uso de anti-inflamatórios para aliviar o incômodo quando os sintomas são mais leves.
A cirurgia é indicada nos casos em que a capacidade visual está comprometida ou quando o paciente chega ao consultório reclamando sobre a aparência do pterígio.
Nesses casos, a cirurgia é recomendada como forma de devolver ao paciente a qualidade de vida e visual. Garantindo que a retirada do pterígio seja eficaz em devolver ao paciente o seu bem-estar.
E uma excelente notícia é que o pós-operatório não é doloroso. Portanto, o paciente não precisa se preocupar, tendo somente que usar colírios indicados pelo médico.
E se você está suspeitando de que está com pterígio ou recebeu indicação cirúrgica, mas deseja uma segunda opinião entre em contato com a Retina Clinic.
Você encontrará profissionais capacitados para tirar qualquer dúvida sobre a sua saúde visual, te dando toda a confiança necessária para que você possa usufruir de sua saúde plenamente.