Cirurgia de Catarata

Também conhecida como facectomia, a cirurgia de catarata é capaz de recuperar a qualidade da visão do paciente.

A partir do procedimento, é possível voltar a enxergar sem qualquer opacidade. No entanto, alguns pacientes acabam deixando de fazer o procedimento por medo ou falta de diagnóstico.

O processo é bastante simples e eficaz para que o paciente volte a enxergar com toda qualidade. Portanto, se você tem curiosidade sobre a cirurgia de catarata, continue lendo para entender o procedimento.

Como é a cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata consiste na remoção do cristalino opaco e implantação de uma lente para substituir o cristalino natural.

A lente é colocada intraocular com uma pequena incisão. No entanto, a cirurgia também pode ser feita a laser, visando ter mais precisão do processo cirúrgico.

A cirurgia de catarata a laser é um método mais moderno para realizar a incisão e algumas outras etapas do procedimento.

O que irá fazer grande diferença é de fato a escolha da lente que será colocada intraocular. Uma vez que a lente permite também uma restauração da visão a partir da correção refrativa. Portanto, o paciente tende a ficar com sua visão plenamente restaurada, sem a necessidade de usar óculos após o procedimento cirúrgico.

Quais são os sintomas de catarata?

Muitos pacientes convivem com a catarata sem procurarem ajuda médica ou tratamento. Porque acham que os sintomas da catarata são comuns do envelhecimento. No entanto, a catarata pode ser evitada e precisa ser tratada.

Sempre com o objetivo de restaurar a qualidade da visão do paciente, uma vez que isso impacta diretamente na qualidade de vida.

O primeiro sintoma de catarata é quando ocorre distúrbio na visão de cores. O agravamento da doença ocasiona perda da capacidade visual, que fica diminuída e pode progredir para a cegueira.

Mas é importante saber que essa cegueira é totalmente reversível. E o método usado para reverter o problema é a cirurgia de catarata.

A catarata aparece com a idade?

Muitas pessoas acreditam que a catarata é uma doença de pessoas de idade avançada. No entanto, ela pode se desenvolver em jovens.

O ideal é que todas as pessoas adotem uma rotina de cuidados, indo periodicamente ao oftalmologista e consumindo uma alimentação saudável e equilibrada.

Tendo em vista que as vitaminas são fundamentais para a saúde ocular. Além disso, quando se expor ao sol vale a pena usar bons óculos de sol com proteção contra os raios solares.

Esses cuidados são fundamentais para a prevenção da catarata em qualquer idade. No entanto, uma vez que a doença está instalada o tratamento é de fato cirúrgico.

Como é feita a anestesia para a cirurgia?

A cirurgia de catarata utiliza anestesia tópica, ou seja, são colírios anestésicos que são aplicados no olho do paciente.

Portanto, o paciente passa a cirurgia inteira de olho aberto e ciente de que está sendo operado. Mas não sente qualquer dor física.

Se o paciente é uma pessoa mais sensível e que tem medo de procedimentos cirúrgicos é possível recorrer a sedação.

No entanto, sedar o paciente não é uma prática entre as mais comuns para uma cirurgia de catarata.

Como é a recuperação após a cirurgia?

A recuperação é bastante simples, mas depende de cada paciente. Em geral o paciente consegue voltar a realizar todas as suas atividades da rotina em apenas uma semana após o procedimento.

É preciso considerar que existem diferentes tipos de catarata e que por isso, cada recuperação é única. Ao final de 45 dias é esperado que os olhos estejam inteiramente recuperados da cirurgia.

É recomendado ao paciente que evite contato com terra e tenha o máximo de cuidado possível para evitar pancadas na cabeça durante a recuperação.

Visando que com esses cuidados a cicatrização seja mais rápida e interessante para a saúde ocular do paciente.

Cuidados nos primeiros dias de pós-operatório

É recomendado que o paciente se afaste por alguns dias do trabalho. Tendo em vista que logo após a cirurgia será preciso pingar colírios nos olhos e descansar.

Não é recomendável utilizar maquiagem antes da cirurgia e alguns dias após o procedimento. Uma vez que a maquiagem pode ocasionar algum tipo de contaminação no olho recém operado.

Os olhos devem ser bem limpos durante o pós operatório com o objetivo de afastar os riscos de infecção. Em geral, a lente é feita de forma a evitar rejeições, portanto, a maior preocupação deve ser com a higiene para evitar contaminações.

Mar e piscina são dois lugares que devem ser evitados por no mínimo 45 dias após a cirurgia. Visando diminuir o risco de contaminações dos olhos. Além disso, o sal do mar e o cloro de piscina são fatores que podem causar coceiras e alergias no olho, algo indesejado nesse momento.

A cirurgia de catarata pode ser feita nos dois olhos no mesmo dia?

Em alguns casos ocorre, mas não é o mais recomendado. O ideal é que o paciente opere o primeiro olho e dias após a recuperação opere o segundo olho.

Dessa forma, os riscos de infecção são minimizados e a qualidade de vida ao longo do pós-operatório é menos afetada.

Quando o paciente opera catarata, é rotineiro que ele sequer fique internado, portanto, o ideal é que de fato o paciente vá para casa, use os colírios indicados e opere o outro olho na data determinada nas consultas.

Isso faz com que o risco de infecção seja diminuído. Em média são 7 dias que afastam uma cirurgia da outra e por ser um processo de recuperação simples, não existe um trauma durante ou após a cirurgia que ocasione o medo de operar o segundo olho.

A cirurgia dura em média 15 a 30 minutos, sendo um processo bastante simples e que devolve a qualidade da visão do paciente.

Uma vez que irá devolver a qualidade da visão, não só recuperando da catarata em si, como também corrigindo erros refrativos. O que faz com que o paciente não precise utilizar óculos para a correção do grau.

Caso você suspeite que está com catarata, consulte seu especialista na Retina Clinic e informe-se sobre a saúde dos seus olhos.

Agende sua consulta