Catarata

A visão com catarata tem sua qualidade perdida. Uma vez que o problema interfere diretamente na nitidez da imagem formada pelo olho.

Por isso, a catarata precisa ser identificada e tratada para que a pessoa volte a ter toda a qualidade da sua visão. Uma vez que a catarata ocasiona opacidade total ou parcial do cristalino.

O que faz com que o paciente tenha perda visual progressiva, podendo ser afetado somente em um olho ou nos dois.

É comum que o paciente perceba perda do contraste das cores e que mesmo com a troca de óculos não ocorre uma melhora da visão. No entanto, existem vários tipos de catarata, continue lendo para conferir as diferenças.

O Que é Catarata?

A catarata é o nome dado a toda e qualquer doença que ocasiona alteração na visão por gerar opacidade no cristalino.

O cristalino pode ser entendido como a lente natural dos olhos, sendo responsável por formar as imagens como as vemos. Portanto, toda alteração sofrida no cristalino impacta diretamente na qualidade da visão.

E a catarata é caracterizada por gerar opacidade na visão, existindo diferentes tipos de cataratas para classificar qual a região do cristalino está sendo afetada pela alteração de saúde.

Catarata Congênita

A catarata congênita é um tipo de catarata em que a criança já nasce com uma malformação no olho. Nesse caso, é comum que o problema seja percebido ao longo dos primeiros meses de vida.

Uma vez que a criança fica com o olho opaco, como se tivesse uma membrana sobre o olho. O que costuma ser percebido pelo pediatra.

O diagnóstico pode demorar alguns meses, no entanto, ao perceber qualquer alteração é preciso levar a criança ao oftalmologista.

Tendo em vista que a dificuldade de enxergar pode afetar negativamente o desenvolvimento infantil. E com o correto tratamento a criança passa a enxergar como deveria, podendo receber todos os estímulos necessários para seu desenvolvimento saudável e pleno.

Catarata Senil

Diferentemente da congênita, a catarata senil ocorre com o avanço da idade. Geralmente se apresenta a partir dos 65 anos e é um problema bilateral, ou seja, se apresenta em um único olho.

O tratamento para a catarata senil é cirúrgico e indolor. De modo que o médico possa implantar uma lente no interior do olho, usando anestesia local.

A substituição do cristalino natural por uma lente faz com que logo após a cirurgia o paciente já observe a melhora da qualidade da visão.

Catarata Nuclear

Nesse caso, a catarata ocorre com a opacidade dos novelos do cristalino. Podendo se manifestar como catarata senil nuclear.

Que é uma forma comum da catarata nuclear, apresentando-se em pessoas idosas e induzindo a miopia. A cirurgia é a melhor forma de realizar a correção desse tipo de catarata.

Catarata Cortical

Esse é o tipo de catarata mais frequente em pacientes diabéticos. Nesse caso a opacidade do córtex do cristalino é o principal incômodo do paciente.

Os sintomas e tratamento são semelhantes ao que ocorre com a catarata senil. É sempre importante que o paciente diabético tenha muito cuidado com a insulina para manter sob controle.

Uma vez que os níveis desregulados ocasionam problemas graves de visão, podendo até mesmo ocasionar cegueira. Por isso, seguir a dieta é fator fundamental para a qualidade de vida.

Catarata Subcapsular

O principal sintoma relacionado a este tipo de catarata é que devido ao problema o paciente passa a ter aversão à luz. Essa fotofobia é bastante intensa e pode surgir em qualquer idade.

A catarata subcapsular pode ser ocasionada pelo consumi abusivo de sal, traumas na região dos olhos, fatores hereditários, uso excessivo de corticoides ou diabetes.

Portanto, para evitar o surgimento desse tipo de catarata o ideal é que o paciente evite o consumo abusivo de sal e mantenha um estilo de vida saudável.

Catarata Tem Cura?

Sim! A catarata é uma doença que pode ser curada através da intervenção cirúrgica. Onde o médico irá substituir o cristalino afetado pela catarata por uma lente.

Fazendo com que o paciente possa voltar a enxergar com total qualidade. Visualizando todos os contrastes de cores e livre da opacidade.

Tratamentos Para Catarata

Atualmente ainda não existe uma forma de tratar a catarata que não seja cirúrgica. Portanto, os pacientes diagnosticados com o problema necessitam passar pela cirurgia para recuperarem a qualidade da visão.

A boa notícia é que se trata de uma cirurgia de curta duração, indolor e que não existe motivo algum para ter medo.

Como toda cirurgia existem os riscos relacionados ao procedimento. No entanto, essa é uma cirurgia bastante segura de ser realizada.

Cirurgia de Catarata

A facoemulsificação ou cirurgia de catarata irá remover o cristalino natural e substituir por uma lente que fará a função que é natural do cristalino.

Dessa forma, o olho volta a ter sua total capacidade de enxergar as imagens. Devolvendo ao paciente a qualidade de vida.

A cirurgia é um processo seguro e indolor, por isso, o paciente não precisa ter medo de passar por esse tratamento que irá devolver a ele a qualidade de vida.

Catarata Infantil

A catarata infantil costuma se apresentar como catarata congênita, conforme discutido anteriormente. Nesse caso, o ideal é que a criança seja examinada por um oftalmologista.

Nesse caso, é comum observar uma película esbranquiçada no olho da criança, como se a pupila estivesse opaca.

O que levanta a suspeita da presença de catarata, fazendo com que o pediatra encaminhe a criança para um especialista.

Que irá realizar o exame de reflexo vermelho para identificar e confirmar o diagnóstico, para que o correto tratamento possa ser realizado.

De modo que a criança possa crescer com a visão totalmente normal e livre de incômodos relacionados à catarata.

O tratamento da catarata infantil depende diretamente do grau da doença. Por isso, o médico deve avaliar a criança e indicar se é o melhor momento ou não para a realização da cirurgia.

No geral, as crianças com catarata infantil passam pelo processo cirúrgico com tranquilidade. Se você quer uma avaliação para seu filho, conte com os especialistas da Retina Clinic.

Agende sua consulta