Campimetria

Foi orientado a fazer uma campimetria e não sabe do que se trata? A campimetria é um exame oftalmológico importante.

E se você tem curiosidade sobre como funciona, quem deve fazer e quando o exame é necessário, continue lendo! Separamos algumas informações relevantes sobre esse exame para esclarecer suas dúvidas.

O que é campimetria?

A campimetria é um exame que tem como objetivo identificar a capacidade do paciente de enxergar, avaliando a visão periférica.

Em casos de doenças como glaucoma, doenças na retina, problemas no nervo óptico e algumas outras doenças é preciso realizar essa avaliação. De modo que o especialista possa identificar se existe deficiência visual em alguma área do olho.

Como o exame é feito?

A campimetria é um exame bastante simples, o paciente é sentado em um equipamento que emite uma luz no fundo da máquina, para que o paciente mantenha a visão focada nessa luz.

A partir disso, o paciente tem que acionar uma campainha em sua mão toda vez que identificar alguma outra luz emitida pelo equipamento.

O paciente não deve movimentar o olho lateralmente para que possa enxergar os pontos acionados durante o exame.

É preciso focar na luz de fundo para que possa realmente avaliar a visão periférica e a partir disso, identificar possíveis danos à visão.

Cuidados importantes para o exame

Se você usa lentes de contato, não é preciso retirar para a realização do exame. No entanto, quem tem glaucoma e utiliza medicação deve conversar com o médico.

Tendo em vista que é preciso ficar alguns dias sem o uso de medicação para que o exame possa ser realizado.

E para tal, é preciso ter autorização de seu médico, de modo que não ocorram prejuízos ao seu tratamento.

Quando o exame é solicitado?

Existem várias condições da visão que podem ser detectadas com a realização desse exame, assim como pode ser feito para o acompanhamento das doenças, são elas:

  • Diagnóstico e acompanhamento de glaucoma;
  • Doenças da retina;
  • Identificação de problemas no nervo óptico;
  • Problemas neurológicos, como AVE e tumores;
  • Entender o motivo de dores nos olhos;
  • Em casos de intoxicação medicamentosa.

Outro fator importante é que o exame é capaz de identificar o tamanho do campo visual que o paciente é capaz de captar.

Ajudando a detectar também alguns problemas de visão periférica, o que é importante por exemplo para que o paciente possa dirigir com segurança. Afinal, a visão periférica é fundamental para tal.

Agora que você já sabe o que é e para que serve a campimetria, é hora de agendar seu exame caso ele tenha sido solicitado por seu médico.

O ideal é fazer sempre todos os exames pedidos pelo médico que te acompanha e preferencialmente tirar suas dúvidas sobre o exame.

E se você quer uma segunda opinião ou está em busca de um bom oftalmologista para cuidar da sua saúde visual, conte com a Retina Clinic. Que disponibiliza os melhores profissionais para te ajudar a manter sua saúde em dia e garantir seu bem-estar.

Agende sua consulta