Biometria Óptica

O nome biometria óptica pode assustar, mas se trata de um exame simples e muito importante para a saúde visual.

Geralmente, a biometria óptica é feita no próprio consultório médico durante a consulta com seu oftalmologista.

Durante o exame, o profissional visualiza informações importantes sobre a anatomia do olho do paciente. É através desse exame que o profissional é capaz de calcular o grau da lente intraocular.

Para que serve o exame?

O exame de biometria ocular tem a função de medir não só o globo ocular como também as estruturas do olho. Podendo ser solicitado pelo especialista em casos de necessidades mais básicas, como também em casos de pré-operatório.

Quando o paciente precisa fazer uso de lente intraocular, o exame é solicitado para que a lente usada seja a mais adequada.

Tendo em vista que ela será colocada na parte interna do olho e por isso, precisa ter a medida apropriada. Como no caso de cirurgias de catarata.

Preparo para o exame de biometria óptica

A biometria óptica pode ser feita sem qualquer tipo de preparo. No entanto, pacientes que usam lentes de contato devem interromper o uso três dias antes da realização desse exame.

Podendo voltar a utilizar suas lentes após a realização do procedimento. Sendo o ideal que o paciente se apresente para a realização do exame usando óculos de grau.

O exame não é invasivo e por isso, não causa qualquer desconforto ou dor. Na realidade, o paciente é posicionado em um aparelho que irá emitir uma luz em forma de laser.

Ao entrar em contato com o olho o equipamento realiza todas as medições. Assim, o procedimento é realizado sem que o paciente sinta qualquer desconforto.

De modo que suas estruturas oculares serão perfeitamente medidas e a partir desses dados o médico poderá tomar as melhores decisões.

É um exame fundamental para a cirurgia de catarata

A cirurgia de catarata só deve ser realizada após a realização da biometria óptica. Tendo em vista que esse exame é fundamental para que todas as estruturas do olho do paciente sejam analisadas e com isso, a decisão sobre qual lente utilizar seja mais assertiva.

Tornando o resultado da cirurgia de catarata muito mais eficaz para a visão do paciente. Portanto, se o seu oftalmologista solicitou esse exame no preparatório para a sua cirurgia, faça o quanto antes.

Esse laudo é fundamental para a escolha da lente de forma apropriada. Visando o melhor resultado para a sua saúde após o processo cirúrgico.

E se você está com receio de passar pela cirurgia ou quer uma segunda opinião, entre em contato com os especialistas da Retina Clinic.

Nosso corpo de oftalmologistas especializados está disponível para te atender e esclarecer todas as suas dúvidas. De modo que você possa ter certeza de que está se submetendo a um procedimento realmente necessário.

E que após a cirurgia você terá melhores condições de visão. Querer uma segunda opinião e estar preocupado é normal, tendo em vista que a saúde visual é importantíssima para a qualidade de vida e bem-estar.

Agende sua consulta