Astigmatismo

Um problema de visão muito comum é o astigmatismo, onde um diagnóstico médico é necessário para se iniciar o tratamento. Estima – se que todos os anos, ao menos, dois milhões de pessoas recebem esse diagnóstico.

Ainda não se sabe ao certo a origem do astigmatismo, o que se sabe é que o fator hereditário tem um grande papel para o desenvolvimento dessa condição.

De forma resumida, o astigmatismo é um problema de enxergar tanto de perto como de longe, tudo pelo formato irregular que a córnea do olho apresenta.

Em nosso artigo de hoje você vai conhecer mais detalhes sobre esse problema de visão. Confira.

Astigmatismo tem cura?

Muitas pessoas ainda não sabem, mas o astigmatismo não tem cura, a condição pode ser corrigida através de medidas adequadas, como por exemplo, óculos, lentes de contato ou mesmo cirurgia a laser.

Miopia e astigmatismo?

Astigmatismo e miopia juntos é outra condição considerada comum, ou seja, a pessoa com astigmatismo e miopia possui dois eeros refrativos juntos.

Segundo especialistas, a presença da miopia com o astigmatismo acontece mais em crianças, porém, isso não descarta a possibilidade da condição surgir em outras idades.

Hipermetropia e astigmatismo?

Há ainda a hipermetropia com astigmatismo, outro problema de visão que é considerado normal pelos profissionais e está presente em ambos os sexos e idades.

A hipermetropia também é um erro refrativo, onde as imagens se formam atrás da retina atrapalhando a visão.

Graus de astigmatismo

Quando falamos sobre o grau de astigmatismo, surge a dúvida X grau é alto ou não e se isso faz diferença.

Para responder essa pergunta precisamos entender que o astigmatismo funciona por eixo e assim conseguimos ter um panorama sobre o que é considerado muito ou pouco.

A localização do grau de astigmatismo pode variar entre 0 a 180, de 0 a 25 é um tipo de lente, de 70 e 110 outro, próximo de 90 outro e 180 também necessita de outro tipo de lente.

Nem sempre o número do eixo tem relação com a gravidade do astigmatismo, por exemplo, quem tem 70 e 110 graus, não consegue ter lentes finas, pois quanto maior o grau, mais grossa as lentes de contato.

O grau do astigmatismo importa para a escolha da lente, principalmente relacionada a essa questão estética.

Astigmatismo aumenta?

O astigmatismo aumenta, principalmente quando a idade vai avançando, apesar de não ser uma regra. Por isso é importante consultar o seu oftalmologista anualmente, justamente para saber como o seu grau está e se aconteceu o aumento.

Quando há aumento, é necessário mudar as lentes de contato e / ou óculos.

Astigmatismo diminui?

O grau de astigmatismo pode diminuir, embora não seja algo comum, os especialistas afirmam que é mais fácil aumentar, do que diminuir, por exemplo.

Afirmam também que o uso correto de óculos e lentes de contato podem ajudar na diminuição, além de outros fatores.

Astigmatismo estabiliza?

Por fim, o astigmatismo também pode estabilizar ou seja, a pessoa passa a não ter alterações em seu grau durante 12 meses, isso geralmente acontece a partir dos 21 anos.

Sensibilidade a luz e astigmatismo

O astigmatismo possui alguns sintomas, entre eles, a sensibilidade a luz. Com esse sintoma o paciente passa a ficar intolerante a luz, seja ela natural ou artificial.

O lado ruim de tudo isso é o desconforto que esse sintoma costuma trazer, podendo até mesmo desencadear outros sintomas.

Por isso se notar qualquer sintoma diferente, procure de imediato um oftalmologista de confiança.

Astigmatismo e dor de cabeça

O astigmatismo pode ocasionar dor de cabeça, sendo também um sintoma de alerta.

A dor de cabeça acontece porque o paciente está sempre se esforçando para conseguir enxergar e focar nos objetos, porém, a dor de cabeça fica inexistente quando o uso de óculos ou lentes de contato começam a ser feitos.

Astigmatismo infantil

O astigmatismo infantil tem os mesmos sintomas (sensibilidade a luz, dor de cabeça, entre outros) apresentados por adultos, a condição da doença e a dificuldade de enxergar é exatamente a mesma que o adulto, mas como a criança está em idade escolar, isso pode trazer consequências emocionais e até mesmo uma maior irritação, dificuldade de aprendizagem, etc.

A anomalia geralmente aparece na infância, por isso não é incomum. O tratamento recomendado é o uso de óculos, já que a cirurgia e as lentes de contato não são indicadas nesse caso.

O astigmatismo infantil também pode vir acompanhado de miopia e hipermetropia.

É fundamental que os pais cuidem da visão das crianças com consultas anuais ao oftalmologista.

Astigmatismo infantil tem cura?

Não. O astigmatismo infantil não tem cura, o uso dos óculos desde cedo pode ajudar o grau a não aumentar, mas ainda não há nada definitivo para que a criança não sofra com essa condição.

Astigmatismo Ceratocone

Não é incomum que as pessoas confundam o astigmatismo com o ceratocone, por causarem a mesma dificuldade de enxergar de longe e de perto.

Porém, o ceratocone tem um avançando muito mais rápido, sendo uma doença progressiva e degenerativa, que resulta em deformações na córnea.

As formas de tratamento das duas doenças também são bem diferentes, por vezes, o paciente com ceratocone precisa realizar transplante de córnea.

Cirurgia de astigmatismo

A cirurgia para astigmatismo também é conhecida como LASIK ou refrativa ocular, ela é feita através de laser, sendo uma das opções de tratamento e fazendo com que o paciente se livre de óculos e / ou lentes de contato.

Para realizar a cirurgia é preciso ser maior de 21 anos, pois acredita – se que o grau só estabiliza depois dessa idade e ter o mesmo grau de astigmatismo há pelo menos 12 meses, sem aumentos significativos.

O profissional mais qualificado para indicar a cirurgia é o oftamologista, já que nem todos os casos podem passar pelo procedimento e há sempre a necessidade de exames complementares para avaliar a saúde do paciente de forma geral.

Astigmatismo tem cirurgia?

Como vimos no tópico anterior, astigmatismo conta com uma cirurgia, porém, não para todos os casos, por isso a importância de ter um profissional de confiança acompanhando sua condição.

Se você possui alguma dúvida de que pode estar sofrendo com sintomas de astigmatismo, conte com os especialistas da Retina Clinic para o diagnóstico.

Agende sua consulta