Angiofluoresceínografia

De nome complexo, o exame angiofluoresceínografia possui uma função muito importante na identificação de alterações da saúde visual.

Se você nunca ouviu falar nesse exame ou recebeu a indicação de fazê-lo, continue lendo e confira como o exame de angiofluoresceínografia é feito e para que ele serve.

Para que serve a angiofluoresceínografia?

A realização do exame angiofluoresceínografia é indicada em casos de pacientes com retinopatia diabética, alterações na retina ocasionadas por hipertensão arterial, tumores oculares, trombose ou alterações da mácula (DMRI).

Durante a realização desse exame, o especialista irá fotografar o fluxo dos vasos da retina, contribuindo para que esse fluxo possa ser avaliado verificando se existe alguma alteração nos vasos da retina avaliados.

Para isso, é preciso usar contraste e também dilatar a pupila, é por isso que o mais indicado é que o paciente seja acompanhado para a realização do exame.

Tendo em vista que não terá condições de dirigir após a realização do exame e que o ideal é estar acompanhado para ter segurança para voltar para casa.

Precisa de algum preparo?

Além de levar um acompanhante para que você possa sair do exame com segurança, é indicado suspender o uso de lentes de contato no dia do exame.

Se você faz o uso de lentes no cotidiano, o ideal é que no dia do seu exame faça uso de óculos de grau. E volte a usar lente de contato a partir do dia seguinte de seu exame.

Quanto tempo o exame leva para ser feito?

Em geral, o exame de angiofluoresceínografia é bastante rápido, na verdade o que demora é o processo antes do exame.

Tendo em vista que é preciso dilatar a pupila e também realizar a infusão de contraste. Por isso mesmo, o processo entre a chegada do paciente e a realização do exame pode chegar a durar uma hora e meia. Mas a realização do exame em si leva apenas 20 minutos em média.

O contraste utilizado no exame é injetado em uma veia da mão ou do antebraço e em alguns casos o paciente não usa contraste, sendo consumido um corante por via oral para possibilitar melhores imagens durante o exame.

Recebi a indicação desse exame, devo me preocupar?

Apesar de ser pouco conhecido o exame de angiofluoresceínografia é bastante usado para diagnosticar e tratar diferentes doenças, até mesmo inflamações do olho como uveítes podem ser acompanhadas a partir da realização do exame.

Possibilitando que o paciente tenha o melhor tratamento. Uma vez que todo o suporte será dado a partir dos laudos do exame.

De modo que seja possível diagnosticar, tratar e evitar sequelas visuais ocasionadas por diferentes doenças.

Portanto, se o seu médico solicitou o exame de angiofluoresceínografia ou qualquer outro exame, é preciso tirar suas dúvidas e agendar a realização.

Assim, a principal beneficiada se torna a sua própria saúde visual. Que tende a ser a melhor possível quando existe um bom acompanhamento médico.

E para marcar a sua consulta oftalmológica ou seus exames, você sempre pode contar com a Retina Clinic.

Agende sua consulta